segunda-feira, 29 de junho de 2015

A SATA vai ter de explicar


“Espero que desta suspensão preventiva não resulte, nos próximos dias, uma ou outra intermitência operacional (estamos na época alta) ou o recurso a um ou mais ACMI.”

Esta foi a frase com que terminei a última publicação. Não tenho dons premonitórios e não sei se a causa foi a suspensão de um Comandante da frota dos A 310 (longo curso) da SATA, pode até nem ter sido mas que o voo de hoje (dia 29) para Boston foi feito com recurso a um ACMI, lá isso foi.

Os motivos da contratação de um ACMI podem ter origem em motivos diversos, desde logo problemas técnicos com a aeronave, talvez o mais comum, falta de tripulações ou mesmo um atraso numa outra operação que podia colocar a realização do voo Lisboa/Ponta Delgada/Boston em causa.

Estes ou outros motivos podem ter estado na origem da compra do ACMI para garantir o voo de hoje para Boston mas era bom que a SATA viesse a público explicar a que se ficou a dever a contratação do ACMI de hoje. É que se por mero acaso a contratação do ACMI se relaciona com a suspensão do Comandante da frota do A 310, Bem então é bom que se apurem responsabilidades pela decisão da suspensão preventiva do piloto, pois quem a decidiu é diretamente responsável pelos custos (prejuízos) que daí possam vir a decorrer. 
Depois não venham culpar os trabalhadores pelos resultados da empresa e do grupo.

Aníbal C. Pires, Madalena (ilha do Pico), 29 de Junho de 2015

1 comentário:

Luis Ferreira disse...

Não faltou tempo, 2 dias depois outro ACMI pela TAP.

De manhã voos S4131 Lisboa-Terceira e S4146 Terceira-Porto

De noite voos S4129 Lisboa-P.Delgada e S4128 P.Delgada-Lisboa

Como só a Sata só tem 3 Airbus A320, e ainda os compromissos com rotas na Europa, no caso de alguma avaria nalguma aeronave, a operação fica comprometida e tem de alugar aviões a outras companhias.