segunda-feira, 26 de julho de 2021

#LetCubaLive

 

Há 68 anos (26 de julho de 1953) teve lugar o assalto ao quartel de Moncada, Santiago de Cuba, ao quartel Carlos Manuel Céspedes, no município de Bayamo. A ação de Fidel Castro e dos seus companheiros de armas não teve sucesso, grande parte dos revolucionários morreram durante o ataque e os sobreviventes foram presos e condenados.

Esta data deu origem ao movimento 26 de Julho que, em 1957, com apoio de outras organizações opositoras à ditadura de Fulgêncio Batista, deu início a partir da Sierra Maestra de uma luta de guerrilha que culminou com a vitória, a 1 de Janeiro de 1959, dos revolucionários liderados por Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Raul Castro, de entre outros.

Cuba vive uma situação complexa como complexos são os tempos pandémicos, mas apesar das dificuldades internas, grande parte delas provocadas pelo desumano bloqueio que os EUA impõem a Cuba, o povo cubano não baixa os braços em defesa da sua Revolução, da liberdade e da dignidade. Hoje foi mais um dia de luta, hoje foi 26 de Julho (M - 26-7).

#SiempreEs26

Sem comentários: