quarta-feira, 26 de julho de 2023

identidade

Imagem retirada da internet

O torpor induzido pala estação quente e húmida, ao qual se pode aduzir que a generalidade dos meus concidadãos estão, como eu, a sofrer da mesma apatia, coloca-me muitas dificuldades na escolha dos temas que partilho neste espaço. Já o referi no último texto, mas hoje senti a necessidade de reforçar e voltar a partilhar com os leitores esta minha angústia. Não é fácil, conquanto não faltem assuntos que merecem a minha atenção e, certamente, a vossa.


Os resultados das eleições no reino de Espanha, a participação, pela primeira vez, da seleção portuguesa de futebol feminino na fase final do Mundial, que está a decorrer na Austrália e Nova Zelândia, os destinos de férias mais “in” ditados pelos influenciadores das redes sociais, o recorde do Guinness  da Maior Roda de Chamarritas do Mundo conseguido nos últimos dias na ilha do Pico, os interessantes resultados da cimeira EU – CELAC, a situação de conflito social e político no Peru, as manifestações contra o aumento do custo de vida no Quénia e a repressão dos manifestantes, a Maratona Literária promovida pela Editora Letras Lavadas em co-realização com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o prémio literário atribuído a Lídia Jorge, o continuado aumento dos juros de referência do Banco central Europeu e a incapacidade das famílias de os suportar, as festas e festivais que animam o Verão insular, as Jornadas Mundiais da Juventude, enfim a lista poderia prolongar-se por muito mais linhas, linhas suficientes para preencher este espaço e, ainda assim, não se esgotariam os temas. 

imagem retirada da internet
Não faltam assuntos, uns mais interessantes que outros, é certo, uns mais outros menos apropriados à estação, mas a opção irá ser outra, embora a questão, ainda não referida, da “prisão flutuante” para migrantes que a Inglaterra contratou à Bibby Marine, com sede em Liverpol para abrigar imigrantes “ilegais” merecesse particular atenção, mesmo durante a estação quente e húmida. Deixo-vos apenas as referências suficientes para, querendo, poderem aprofundar o conhecimento sobre esta bizarra iniciativa. O navio chama-se Bibby Stockholm, tem estado (ou está) atracado no porto de Portland, Dorset, Inglaterra, e tem capacidade para “albergar” 506 pessoas. Uma nota final sobre este assunto: existem registos de ligações entre a empresa-mãe Bibby Line Group (BLG) e o comércio de escravos, no princípio do século XIX. Ao que parece os negócios com a indignidade humana estão no ADN da Bibby Marine.

A identidade açoriana é, bastas vezes, utilizada no discurso político como se fosse uma construção acabada. Não é! À semelhança da autonomia, da democracia e da liberdade, também a identidade açoriana necessita de ser cultivada e alimentada para se consolidar e constituir-se, em definitivo, como uma prática cidadã e um desígnio coletivo.

A história política e económica dos Açores demonstra qua a unidade regional, que se alicerça na identidade açoriana, nem sempre é uma história de harmonia e coesão, quantas e quantas vezes se perderam oportunidades devido a bairrismos irracionais que teimam em persistir, como teima em perdurar a competitividade e multiplicação de equipamentos e modelos, ao invés da complementaridade que atenda às singularidades de cada uma das nossas ilhas.

Construir uma identidade regional neste território pulverizado numa vasta área do Atlântico Norte e com as particularidades de cada uma das ilhas e do povo que as povoou, mas também com as ingerências administrativas externas do poder central, não é uma tarefa fácil. O poder autonómico não fez, e não faz, tudo o que deveria fazer para alicerçar a ideia de Região e foi alimentando os bairrismos replicando investimentos, alguns dos quais mais não servem do que nutrir os clientelismos eleitorais do momento. Levado ao extremo e caricaturando, no atual contexto pode muito bem acontecer a proposta de abertura de gateways no Corvo e na Graciosa.

A identidade regional estrutura-se e desenvolve-se, em minha opinião, nos seguintes pilares: i) a partilha de uma geografia comum, ainda que com o território e a população dispersa por nove ilhas; ii) a religiosidade; iii) a emigração; iv) os movimentos autonomistas; e, v) a Autonomia Constitucional.

O isolamento, a distância aos continentes, o abandono pelo poder central, a sismicidade e a atividade vulcânica moldaram nas gentes uma certa forma de ser e estar e, à margem da igreja católica, desenvolveu-se uma profunda religiosidade como sejam as “romarias quaresmais”, no essencial circunscritas à ilha de S. Miguel, mas é com culto ao “Divino Espírito Santo” que o homem açoriano, esteja onde estiver, se identifica com a sua mátria.

Como escreve Antonieta Costa em Festas em Louvor do Divino Espírito Santo, Tomar, Encontros Internacionais de Tomar, IV encontro Internacional de Tomar (1987): “As festas em louvor do Divino Espírito Santo são um gigantesco fenómeno de expressão cultural que galvaniza o arquipélago pelo Pentecostes, unificando-o em miríades de formas de dizer o mesmo.

Diferentes de ilha para ilha, de freguesia para freguesia, mas ainda assim iguais no seu aspeto nuclear, na sua intenção secreta, na sua mensagem dita e redita, ouvida e deturpada, refeita e reanalisada em cada ciclo do calendário.

É tão essencial à vida do açoriano esse confronto anual com a mensagem de revisão e avaliação dos seus valores mais elevados que para onde quer que vá, leva consigo esse mecanismo social adaptando-o às novas situações com que se depara e usando-o sempre com o mesmo fim, tão eficiente ele é no seu papel de transmissor de cultura.”

foto de Aníbal C. Pires
O culto ao “Divino Espírito Santo” assume-se como o principal pilar da construção da identidade açoriana. Não foi por acaso que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores consagrou legalmente a segunda-feira de Pentecostes como o Dia dos Açores.

À semelhança das “Festas do Espírito Santo” o fenómeno da emigração atravessa toda a sociedade açoriana, todas as ilhas, todas as freguesias viram os seus filhos partir na procura da concretização de sonhos e de melhores condições de vida.

Este fenómeno permitiu a formação de grandes comunidades açorianas no estrangeiro, particularmente significativas nos estados Unidos e no Canadá, onde a saudade da terra, a mesma origem geográfica e alguns aspetos culturais, apesar de oriundos de todas as ilhas do arquipélago, teve um efeito aglutinador que proporcionou um melhor conhecimento da terra distante e aproximou-os à volta de um sentimento comum: - do ser açoriano.

O processo que conduziu à criação da Região Autónoma dos Açores e à consagração da autonomia constitucional, embora tenha a sua génese nos movimentos autonomistas do último quartel do séc. XIX, resulta diretamente das transformações ocorridas em Portugal após a revolução de 25 de Abril de 1974. 

A Autonomia Constitucional é (deveria ser) suporte e instrumento para consolidar o processo de construção da identidade regional. Não tem cumprido cabalmente essa função. A ilha e o ex-distrito continuam a corroer a ideia de Região, sem a qual não há identidade regional.

Ponta Delgada, 25 de julho de 2023 

Aníbal C. Pires, In Diário dos Açores, 26 de julho de 2023

2 comentários:

amg disse...

talvez um dos problemas seja o funcionamento "em si" dos orgãos da governança autonómica: o apagamento do presidente da ALRA sobre o presidente do GR é, a meu ver gritante em casos de crise.
Na Madeira "a coisa" funciona e seria interessante saber mais sobre as ilhas espanholas para perceber a "gestão da dispersão geográfica".
E não esquecer a frase que em tempos ouvi de que "o Mar une, não separa"
cumptos

Aníbal C. Pires disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Abraço