imagem retirada da internet |
O que motivou este escrito foi a comunicação do Presidente do Governo Regional, Dr. José Manuel Bolieiro, sobre o reforço das medidas já em vigor.
A minha expetativa era alta, temos uma Autoridade Regional de Saúde independente e uma Comissão Especial de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia por Covid 19 (CEALCPC), também ela independente, um novo Diretor Regional de Saúde e um novo Secretário Regional a tutelar a administração da Saúde na Região, e têm-nos dito que nada vai ser igual ao passado próximo.
A comunicação do Presidente do Governo defraudou as minhas expetativas. Não foi tanto a confusão comunicacional, a isso já vou estando habituado, foi a ausência de novas e imperativas medidas. Sim novas medidas. O que foi anunciado foi apenas o reforço e adequação das que já estão em vigor, ou seja, mais restrições, mais proibições e mais fiscalização, esta última será, quiçá, a mais importante do reforçado pacote de medidas preventivas. As outras destinam-se a apoiar famílias, trabalhadores e empresas. Vou acreditar que sim.
imagem retirada da internet |
O que é que eu esperava!? Pois bem. Esperava o anúncio da vacinação da generalidade da população, ou pelo menos a sua calendarização, esperava o anúncio do reforço dos meios do Serviço Regional de Saúde, esperava a adequação das infraestruturas de saúde pública para evitar situações de rutura na prestação de cuidados diferenciados de saúde.
Tratando-se de um problema de saúde pública com a gravidade deste, e passado que está quase um ano sobre o seu início, com alguns meses de acalmia e a disponibilização de vacinas, era legítimo esperar mais do que foi anunciado.
Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 13 de janeiro de 2021
Sem comentários:
Enviar um comentário