quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

A seleção, os jornalistas/comentadores, os adeptos e o Cristiano Ronaldo

imagem retirada da internet

Quero, antes de mais, informar os leitores que não vejo televisão e não leio jornais desportivos, ou seja, não vi nenhum jogo do Mundial de Futebol nem li sobre as antevisões dos jogos e outros assuntos acessórios que giram à volta desta, como de outras provas de clubes ou seleções de futebol, ou seja, não estarei (não estou) habilitado a tecer considerações objetivas sobre esta indústria e espetáculo de massas.


O que ficou dito não significa, face ao colossal e diverso caudal de informação, que não esteja na posse da informação suficiente para opinar sobre a onda de rejeição a um dos jogadores da seleção nacional, como aconteceu no passado em relação a outros, talvez com menor impacto mediático, mas face à projeção do visado este “mal dizer”, tão caraterístico dos portugueses, assume foros incompreensíveis e, sobretudo, revelam uma visão redutora dos contributos individuais para um projeto que, quer se queira quer não, é coletivo. Todos são importantes, desde o roupeiro ao médio que corta a linha de passe, ao lateral que sobe e cruza em profundidade para a pequena área, ao guarda redes que intercepta a bola que se dirige certeira para o fundo das redes, ao jogador que finaliza, passando pelo nutricionista, pela equipa médica, pela equipa técnica, pelo selecionador, enfim a seleção não se resume aos jogadores que disputam um jogo. Jogo ao qual se chegou com o contributo de muitos outros. Há todo um historial para o qual muitos contribuíram e que trouxe a seleção portuguesa até, pelo menos, aos quartos de final do mundial de 2022.

imagem retirada da internet
O percurso foi construído com maus e bons momentos e a responsabilidade pelos sucessos e insucessos é de todos, não apenas de um.

Os jornalistas e comentadores desportivos, como em outras áreas, centram as notícias e os comentários num indivíduo, por norma o finalizador que deu a vitória á sua equipa. Percebo! Já não compreendo o esquecimento a que os outros são votados, só houve finalização e vitória porque o coletivo funcionou, isto para além de outras variáveis.

Com uma cultura jornalística e de análise com estas caraterísticas é, mais ou menos esperado que os adeptos regurgitem a paixão ou o ódio a uma personalidade. Os alvos são, por norma, as personalidades que pelos êxitos e desempenhos foram amadas e endeusadas. Mas no futebol, como na vida, há bons e maus momentos e quando os resultados não correspondem às expetativas criadas a paixão dá lugar ao ódio e ao desprezo. Já o fizeram com o selecionador nacional, que agora volta a estar em alta, como a outros protagonistas.

Os adeptos portugueses são o espelho da comunicação social que predomina, são inconstantes e incapazes de apoiar quando o seu clube ou seleção atravessam momentos menos bons. Vejam-se outros adeptos: há-os que nunca deixam de apoiar as suas cores, sejam elas clubísticas ou nacionais.

imagem retirada da internet

Não tenho nenhuma simpatia especial por Cristiano Ronaldo reconheço-lhe, contudo, qualidades excecionais enquanto atleta e jogador de futebol, como reconheço que tem um comportamento irrascível, fruto, quiçá, do endeusamento que o mediatismo construiu à sua volta. Cristiano Ronaldo é um jogador da seleção portuguesa e, como tal, deve merecer o mesmo respeito que um outro qualquer jogador nacional. Se está ou não no banco é uma opção do selecionador, mas todos os jogadores que ficam no banco e os que não são convocados devem-nos merecer o mesmo respeito.


Os jornalistas, os comentadores e, por arrasto, os adeptos estão a destilar ódios sobre Ronaldo e a centrar a atenção sobre um passado recente que pode não ser muito abonatório para o jogador português. Ainda não percebi qual o objetivo desta obsessão pelo Cristiano Ronaldo, a não ser o de vender “informação” de qualidade duvidosa, isto para além de se constituir como uma afronta à seleção nacional que, com Ronaldo, já chegou aos quartos de final do mundial 2022 e que desejo possa continuar em prova até à final.

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 7 de dezembro de 2022


Sem comentários: