foto by Aníbal C. Pires |
Um tema atual e complexo, diria mesmo que continua a ser delicado, apesar dos muitos estigmas e preconceitos que já foram eliminados, e oportuno pois, à data, a nova Lei de Saúde Mental, já aprovada na generalidade, pela Assembleia da República, encontra-se em fase de discussão na especialidade sede da comissão competente. A iniciativa foi do Governo e em simultâneo discute-se um alargado pacote legislativo sobre a mesma problemática, ou seja, à iniciativa do governo os legisladores aduziram outras peças legislativas para complementar Proposta de Lei 24/XV/1 (nova lei da Saúde Mental).
O pacote legislativo, para além da já referida Proposta de Lei 24/XV/1, inclui as seguintes iniciativas para discussão conjunta: Projeto de Lei 335/XV/1 - Cria um plano de saúde mental em centros educativos e estabelecimentos prisionais; Projeto de Lei 339/XV/1 - Cria o Cheque de Saúde Mental, com o propósito de garantir o acesso em tempo útil a consultas de psiquiatria e a consultas de psicologia; Projeto de Lei 346/XV/1 - Lei de meios para a saúde mental; e Projeto de Resolução 177/XV/1 - Recomenda ao Governo que coloque em ação o Plano Nacional de Saúde Mental.
imagem retirada da internet |
Não sei se a lei foi ou não cumprida, mas sei que a prevenção e a promoção da saúde mental não produziram os efeitos desejados. E não, a culpa não é da Covid19.
Um breve olhar para os determinantes de saúde será suficiente para perceber que a prevenção e a promoção da saúde dependem de um conjunto alargado de aspetos e que não se centra apenas no indivíduo e nas respostas dos cuidados de saúde.
Vejamos quais são, segundo o Plano Nacional de Saúde 2021/2030 (PNS 21-30), os determinantes de saúde: “(…) Os determinantes de saúde são fatores que contribuem para o estado atual da saúde de uma pessoa ou população, pelo aumento ou redução da probabilidade de ocorrência de doença ou de morte prematura e evitável. Um mesmo determinante de saúde pode estar relacionado com mais do que um problema de saúde e vice-versa. Também um grupo de determinantes pode estar relacionado com um grupo de vários problemas de saúde. A evidência mostra que cada vez mais os diferentes tipos de determinantes de saúde interagem entre si, formando uma rede intrincada e complexa de relações e influência. (…)”. No âmbito do PNS 2021-2030 foi adotada a seguinte classificação dos determinantes de saúde: “ambientais, biológicos, comportamentais ou estilos de vida, demográficos e sociais, económicos, e relacionados com o sistema de saúde e a prestação de cuidados de saúde.”
Aos alunos, estejam os leitores mais atentos descansados, não lhes deixei opiniões subjetivas, nem especulei sobre o estado da saúde, em particular da saúde mental em Portugal, aos alunos transmiti factos e conceitos que constam das publicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Plano de Saúde 2021-2030 e de outros documentos oficiais. Aos alunos deixei alguns instrumentos para desenvolverem o pensamento autónomo e crítico.
Lisboa, 28 de novembro de 2022
Sem comentários:
Enviar um comentário