quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prós e Prós

SREC (Avelino Meneses) - Foto retirada da Internet
O País já dispunha do Prós e Contras, esse programa televisivo de referência que eu me recuso a ver por uma questão de higiene mental pois costuma ser só Prós e Prós e, o unanimismo provoca-me náuseas para além de outros distúrbios.

A Região dispõe igualmente de alguns Prós como o (Pro)Rural, o (Pro)Convergência e o (Pro)Pescas mas, eis senão quando nos surge mais um Pro, desta vez um Pro emanado diretamente da Secretaria Regional da Educação e Cultura (SREC).

Foi recentemente apresentado o (Pro)Sucesso programa que, segundo o titular da SREC, tem como objetivo combater o “principal flagelo do Sistema Educativo Regional”, ou seja o insucesso escolar.

Embora eu considere que o maior flagelo do Sistema Educativo Regional são mesmo as políticas do PS nada tenho contra a preocupação, nem contra o programa, nem contra o Conselho Científico nomeado. Mas... ProSucesso não me parece a designação mais apropriada e conhecendo-se os efeitos que resultam dos outros Prós regionais. Não convergimos, as pescas afundam-se e a agricultura está a beira de um colapso. Não há Prós que nos valham, ou seja, tem sido um falhanço em toda a linha, veja-se também o (Pro)Emprego.

O ProSucesso, face ao insucesso dos Prós regionais, nasce sob a signa do mau agoiro isto para não dizer que na SREC, sendo o departamento do Governo Regional para a Educação e Cultura, a criatividade não faz escola.
E com tantos e bons criativos que há por esta Região fora. Desde logo na Terceira.

Sem comentários: