terça-feira, 9 de agosto de 2022

Valentina Grizodubova - a abrir agosto

imagem retirada da internet

O momentos tem trazido algumas mulheres que se notabilizaram e que deveriam ser objeto de maior, ou pelo menos algum, interesse por que se dedica ao estudo das mulheres, ou mesmo os movimentos feministas. São mulheres pioneiras e afirmaram-se em sociedades e atividades dominadas por homens. São, deveriam ser, exemplos da afirmação das mulheres e das suas lutas, mas algumas delas, como Valentina Grizodubova, são esquecidas e por vezes obliteradas da história. 

"Valentina Grizodubova foi a primeira mulher a receber o título de Heroína da União Soviética. De 24 a 25 de setembro de 1938, o avião ANT-37 "Pátria Mãe" que ela comandava cobriu uma distância de 6.450 km em 26 horas e 29 minutos sem pousar. Sua copilota, Polina Ossipenko, e a pilota Marina Raskova também receberam o título de heroínas pelo recorde feminino em um voo de longa distância. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Grizodubova comandou o 101º Regimento de Aviação de Longa Distância, que era todo masculino. Entretanto, ela rapidamente conquistou o respeito de seus subordinados como comandante de combate e chefe talentosa. Ela é responsável por 200 voos, incluindo 132 noturnos.

Valentina Grizodubova provou ser especialmente eficiente no abastecimento dos destacamentos de partisans por trás das linhas inimigas. A comandante foi enviado pessoalmente várias vezes a missões perigosas e como resultado foi condecorada com a medalha "Partisã da Grande Guerra Patriótica".

"Ela era uma mulher muito corajosa, resoluta e ousada na implementação de seus planos", escreveu Aleksander Saburov, comandante da unidade de partisans." (texto retirado daqui)

Sem comentários: