terça-feira, 15 de agosto de 2017

A privataria ronda o Grupo SATA

Uma das empresas do Grupo SATA, tal como a conhecemos, pode estar perto do fim. Quando esse evento vier a acontecer produzirá efeitos nas restantes empresas do Grupo. Uma das consequências será a privatização parcial ou total.
Privatização que para muitos setores da sociedade açoriana e para alguns dirigentes políticos e partidários regionais é, a solução. Solução que recolhe apoios nos mais diversos setores da sociedade açoriana e fora dela, e pela qual os abutres, internos e externos, tão ansiosamente aguardam.

E os trabalhadores do Grupo SATA o que pensam disto, todos os trabalhadores, não apenas os que de momento mantêm um diferendo com a administração e o representante do acionista. Alguns trabalhadores concordam com a privatização, Não tenho dúvidas, mas esses são a minoria e estão ao serviço, consciente ou inconscientemente, dos abutres neoliberais.
O que me preocupa é a inércia da generalidade dos trabalhadores sobre o cenário que está a ser construído para o Grupo SATA, o seu empregador.

Numa breve análise para as empresas públicas que foram sendo privatizadas facilmente se constata que os trabalhadores dessas empresas não beneficiaram da privatização. Nem os trabalhadores nem os utentes. 

Aconteceram despedimentos, desregulação das relações laborais, aumento da precariedade, diminuição do rendimento e uma clara degradação da qualidade do serviço que prestam.

Se é isto que querem, Então deixem-se estar quietos e sossegados no conforto do sofá que alguém vos anda a tratar do futuro. Mas não vai ser bom pois, como é fácil de verificar, quando não somos nós a determinar o que queremos para o futuro e ficamos à espera que outros tratem, a coisa não corre lá muito bem.

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 15 de Agosto de 2017

5 comentários:

mensagensnanett disse...

SÓ O SEPARATISMO É QUE VAI PERMITIR SALVAR, QUER A PROPRIEDADE PÚBLICA, QUER A PROPRIEDADE PRIVADA TRADICIONAL
.
.
Existem dois tipos de bandos de mercenários camuflados:
-- 1-- os bandos de mercenários camuflados de LONGO PRAZO: estes mercenários camuflados [bom, no início até que existiriam dirigentes, naïfs, bem intencionados] já há muitos anos que sabem qual é o 'trabalhinho' que andam a fazer:
i) não gostam de, em nome da igualdade, premiar o mérito - acham que quem não gosta de trabalhar deve ter acesso ao passatempo de andar a ridicularizar aqueles que se esforçam/trabalham;
ii) mais, não gostam de austeridade, querem mais deficit (leia-se, quem vier a seguir que pague);
iii) Resultado: a longo prazo é implementado o caos... e depois, as riquezas do país são vendidas ao desbarato à alta finança (exemplos: ex-URSS, ex- RDA, etc).
-- 2 -- os bandos de mercenários camuflados de CURTO PRAZO (exemplo: os mais variados países da União Europeia):
i) vão vendendo tudo aquilo que puderem a multinacionais;
ii) vão desviando dinheiro dos contribuintes para a alta finança... para tapar buracos cavados pela alta finança (exemplo: veja-se o dinheiro enterrado pelos contribuintes nos buracos da banca);
iii) criam uma variada panóplia de leis que visam complicar a vida às micro, pequenas e médias empresas;
iv) ameaçam os pequenos e médios proprietários com uma variada panóplia de multas (e ameaças de expropriações) impelindo-os a venderem os seus bens, ao desbarato, às multinacionais;
v) Resultado (na União Europeia, e não só): analisando a evolução estatística, vê-se o óbvio -» a propriedade pública e a propriedade privada tradicional estão a desaparecer, em oposição, a propriedade das multinacionais (capital sem rosto) está a crescer avassaladoramente.
.
.
Só o separatismo é que vai permitir salvar, quer a propriedade pública, quer a propriedade privada tradicional!
.
Leia-se:
- Democracia sim, todavia, há que mobilizar aquela minoria de autóctones que se interessa pela sobrevivência da sua Identidade... para dizer NÃO ao nazismo-democrático, leia-se: é preciso dizer não àqueles que pretendem democraticamente determinar o Direito (ou não) à Sobrevivência de outros.
-» ver BLOG http://separatismo--50--50.blogspot.com/.
{ nota: nazi não é ser alto e louro, blá, blá, blá... mas sim, a busca de pretextos com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros }
.
Leia-se:
- TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS... ou seja, todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta.
[nota: Inclusive as de rendimento demográfico mais baixo... Inclusive as economicamente menos rentáveis... Inclusive as que procuram sobreviver pacatamente e prosperar ao seu ritmo]
Dito de outra maneira: os 'globalization-lovers', UE-lovers e afins, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.

Aníbal C. Pires disse...

Discordo da solução "Só o separatismo ...).
Também não é hábito publicar comentários sem que os seus autores estejam devidamente identificados.

Publico todos os comentários que não sejam ofensivos.

Não publicarei comentários sem a identificação do autor. Fica a exceção.

Unknown disse...

Claro que a privatização não trará benefícios para os trabalhadores,já combateram a segmentação e veremos o que virá no futuro.
A Azores Airlines terá que ser reestruturada, sem prejuízo para a air açores...

Aníbal C. Pires disse...

Caro Paulo,
Não apenas a Azores Airlines mas todo o Grupo tem de ser reestruturado e sobretudo tem de ser definida uma estratégia empresarial clara para as empresas do Grupo, que não pode ser aquela visão redutora de que o objeto da SATA tem de ser apenas para ligar a Região ao continente e à Madeira e as ligações interilhas. E isto é compaginável com a manutenção do Grupo no domínio integralmente público.
Muito há a dizer sobre o assunto, mas a prioridade, digo eu, deve ser de forte oposição à privatização parcial ou integral.
Boa noite

Aníbal C. Pires disse...

Aos visitantes do blogue “momentos”
Um dos comentários que foi feito sobre esta publicação não foi publicado.
Não por ser ofensivo, aliás era completamente desprovido de uma ideia ou argumento que valesse sequer o tempo que demoraria a ser lido, mas porque era anónimo.
Como pode ser verificado já hoje tinha aberto uma exceção e explicitado que, quem aqui chega debaixo do anonimato não verá os seus comentários publicados.
Boa noite