terça-feira, 7 de março de 2023

o grito de Clélio Meneses

imagem retirada da internet

Quem, como eu, observa à distância o atual contexto político regional e mesmo não dispondo de fontes, nem distantes nem próximas, ou seja, as minhas apreciações resultam apenas da informação pública, vale o que vale e, em abono da verdade, vale muito pouco. Valham-nos as fontes de informação alternativas. 

A espúria coligação governamental, legítima, mas desprovida de um projeto político coerente e estruturado, basta analisar o programa de governo para se perceber que mais não passa de um copy paste de algumas “bandeiras” políticas dos PSD, CDS/PP e PPM, com claro défice para o PSD, como aliás se tem vindo a comprovar. A governação e a atividade parlamentar, passado o momento inicial, deixou de merecer a minha atenção por considerar que os partidos da oposição, os movimentos de cidadãos e as populações, a seu tempo, mas em particular os partidos que validaram a solução governativa na Região, em especial o PSD, colocariam um ponto final na balbúrdia reinante. Assim não aconteceu, só os cidadãos eleitores poderão por cobro a todos os desmandos que, para além dos prejuízos que colocam em causa o nosso futuro coletivo, nos envergonham enquanto povo.

Este texto surge na sequência da demissão do Dr. Clélio Meneses a quem reconheço, para além de outros atributos, paciência, muita paciência. Mas, pela experiência política que acumula, o Dr. Clélio Meneses, só pode queixar-se de si mesmo pois, não é propriamente um político ingénuo, ou seja, quando aceitou o exercício do cargo que agora abandona sabia ao que ia e que tipo de dificuldades iria encontrar. O Dr. Clélio Meneses foi cúmplice na construção de uma solução política sem alicerces sólidos e com um processo de edificação e funcionamento minados por agendas esconsas. Não quero, com esta afirmação, retirar qualquer mérito ao demissionário Secretário da Saúde e Desporto, não é disso que se trata, pois, esta sua atitude pode até contribuir para que o PSD inicie um caminho de reencontro e reassuma o seu espaço político na Região sem depender dos apêndices que o têm corroído.

A decisão do Dr. Clélio Meneses está ancorada em questões que decorrem do exercício do cargo, ou seja, esta demissão tem um profundo significado político, em particular, para o PSD.

O Dr. Clélio Meneses veio dizer: para mim chega; aguardemos que outros dirigentes e militantes do PSD venham fazer coro com o Dr. Clélio Meneses e que o PSD possa extirpar os apêndices que o estão a conduzir para uma agonia eleitoral.

Fica um abraço ao Dr. Clélio Meneses e o reconhecimento pela sua paciência e fair play (2anos e 3 meses, não é para todos).

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 7 de março de 2023


Sem comentários: