terça-feira, 13 de junho de 2023

do racismo estrutural

imagem retirada da internet




Excerto de texto para publicação na imprensa regional (Diário Insular) e, como é habitual, também aqui no blogue momentos







(...) A lei refletia os conceitos de cidadania que faziam doutrina na Europa e nas colónias europeias que não são, de todo, os mesmos que hoje adotamos, apesar de termos ainda um longo caminho a percorrer para que todos os seres humanos sejam tratados como tal. O direito à naturalização, consagrado na Lei de 1790, era concedido apenas a "homens brancos livres", o que pressupõe a existência, naquele território, de “homens brancos não-livres”. A lei estabelecia que apenas os imigrantes brancos do sexo masculino tinham o direito à cidadania dos EUA, ou seja, às mulheres, às pessoas não brancas e aos escravos (não importava a sua origem geográfica) era-lhes negado o estatuto de cidadão. Claro que a literatura sobre o tema nos remete para estrutura social, económica e “racial” da época, mas isso não justifica, nem pode justificar o destino dado aos povos autóctones, aos escravos e às mulheres, desde logo as “brancas”, mas sobretudo as indígenas e as negras que para além da condição feminina carregavam um fardo ainda mais pesado por não serem “brancas”. (...)

1 comentário:

mensagensnanett disse...

POR AONDE É QUE ANDARAM???
... durante os 9 anos em que os ucranianos (mainstream) estiveram a protagonizar uma sabotagem sociológica ao estilo ocidental contra os russófonos das regiões do leste da Ucrânia???
[nota: as regiões do leste da Ucrânia são regiões russófonas integradas pela ditadura dos sovietes na Ucrânia]
Adiante.
.
.
.
SABOTAGENS SOCIOLÓGICAS AO ESTILO OCIDENTAL
.
Aonde é que estão os povos nativos da América do Norte, do Sul, da Austrália?...
---> Foram alvo de sabotagens sociológicas pelo colectivo ocidental... sabotagens sociológicas essas... que os conduziram ao genocídio.
.
Financiados pelo ocidente, os ucranianos (durante nove anos) protagonizaram uma sabotagem sociológica ao estilo ocidental contra os russófonos das regiões russófonas do leste da Ucrânia:
- proibiram a língua russa, queimaram-nos vivos (Odessa 2 de maio de 2014), bombardearam-nos, massacraram-nos...
.
--->>> SIM SIM: existiam óptimas perspectivas de pilhagem:
- nove, em cada dez, dos mais variados analistas ocidentais garantiam: armas da NATO na Ucrânia... juntamente com sanções económicas à Russia, e...
a Russia seria conduzida ao caos: tal seria uma oportunidade de ouro: iria proporcionar um saque de riquezas da Russia muito muito muito superior ao saque de riquezas que ocorreu no 'caos-Ieltsin' na década de 1990.
[pois sim sim: era expectável que a Russia fosse socorrer os russófonos das regiões russófonas do leste da Ucrânia]
.
.
.
P.S.
Sim, todo o planeta sabe:
---> o mainstream ocidental há 500 anos que está habituado a uma cultura de cidadanismo de Roma: 500 anos de pilhagens:
- América do Norte, América do Sul, África, Austrália, Iraque, Síria, Líbia,...
.
P.S.2
A UE e a NATO assentam que nem uma luva ao ucraniano mainstream.
.
.
.
.
.
O FACTO MAIS IMPRESSIONANTE NA GUERRA DA UCRÂNIA:
- a prova inequívoca de que o ocidental mainstram está imbuído de uma cultura de cidadanismo de Roma!
De facto:
- os sabotadores dos acordos de paz de Minsk consideram-se mestres Sun Tsu; Merkel/Holland pavonearam-se/vangloriaram-se perante o seu eleitorado... e o seu eleitorado achou 'altamente giro'.
- a União Soviética (com a promessa made in USA: "a NATO não vai mover-se uma polegada para leste") retirou 400 mil soldados da Alemanha... passados 30 anos, veículos militares fabricados na Alemanha estão a bombardear território russo, e, o ocidental mainstram acha 'altamente giro'!
-> LIBERDADE/DISTÂNCIA/SEPARATISMO DESSE PESSOAL!
.
.
.
.
.
O LEGÍTIMO DIREITO AO SEPARATISMO IDENTITÁRIO!
.
.
O europeu mainstream (pretende estar instalado no planeta como cidadão de Roma) evoca herança tiques-dos-impérios...
Os Identitários Separatistas evocam o Ideal de Liberdade Identitário que esteve na origem das nacionalidades:
- «ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo»
[pois: não, não foi o roubo, o saque, a pilhagem, os tiques-dos-impérios: o cidadanismo de Roma!]
.
Sim:
--->>> Os parasitas que não gostam de trabalhar para a sustentabilidade (pretendem estar instalados no planeta como cidadãos de Roma), os tiques-dos-impérios lovers, os globalization-lovers, os UE-lovers, etc, que fiquem na sua/deles... respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
SEPARATISMO IDENTITÁRIO:
-» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com