terça-feira, 30 de junho de 2009

O valor da não resposta

No governo de José Sócrates, como em muitos outros governos, há ministros com mais ou menos visibilidade mediática. Alguns desses personagens passam pelos cargos sem se dar por eles, de outros vamos dando conta por intervenções públicas mais ou menos infelizes e outros pelas designadas reformas que vão sendo feitas nos sectores de que são titulares.
Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, iniciou o mandato com grande projecção mediática e está a acabá-lo na sombra, pese embora de quando em vez faça as suas aparições.
Confesso que não vejo muita televisão e, por conseguinte, poderei estar a incorrer em erro quanto à avaliação que faço da projecção mediática de Mariano Gago quando comparado, por exemplo, com a visibilidade pública da sua colega Maria de Lurdes Rodrigues. Dir-me-ão que isso se deve às profundas alterações que a Ministra da Educação introduziu na carreira profissional dos educadores e professores e no sistema educativo e à contestação de que foi alvo. Certamente!
E Mariano Gago não protagonizou uma revolução no Ensino Superior? Não tenhamos dúvidas! Senão vejamos: o Processo de Bolonha foi instituído e o ensino superior Universitário e Politécnico têm um novo regime jurídico. Os impactos da reforma introduzida no ensino superior, quer ao nível das carreiras docentes, quer ao nível do acesso ao conhecimento e à ciência enquanto um direito reconhecido constitucionalmente, são tão negativos como os que foram introduzidos no ensino básico e secundário. Os estabelecimentos de ensino superior público sofrem de um crónico problema de sub-financiamento e foram “empurradas” para a procura de soluções organizacionais que podem por em causa a independência e a imparcialidade que devem pautar o ensino e a investigação científica. Não houve contestação! Porquê?
A Universidade dos Açores está a braços com um grave problema financeiro para o qual o Reitor tem vindo, de há muito, a chamar a atenção. Numa recente visita aos Açores Mariano Gago quando questionado sobre o assunto demonstrou o incómodo e não respondeu. Talvez aqui resida o facto do gradual desaparecimento de Mariano Gago da ribalta mediática. Há muitas outras perguntas que lhe podem ser feitas e para as quais as respostas não serão do agrado geral. Isto em ano de eleições não é, de todo, conveniente.
Aníbal C. Pires, IN Açoriano Oriental, 29 de Junho de 2009, Ponta Delgada

1 comentário:

Maria Margarida Silva disse...

"A fama que se adquire no mundo não passa de um sopro / de vento, que ora vem de uma parte, ora de outra, / e assume um nome diferente segundo a direcção de onde sopra."
Dante Alighieri
Beijinhos.