segunda-feira, 16 de maio de 2016

Dia dos Açores

Foto - Aníbal C. Pires
Hoje é a segunda feira de Pentecostes, segunda feira da "pombinha", Dia da Região Autónoma dos Açores.

"Embora existam algumas referências a festividades com características similares noutros contextos – designadamente em França – as Festas do Espírito Santo constituem em grande medida um traço específico da cultura popular portuguesa.
A sua origem, de acordo com um conjunto de narrativas eclesiásticas seiscentistas, é geralmente situada no séc. XIV, em Alenquer, e atribuída à Rainha Santa Isabel.
Tendo conhecido no continente uma ampla difusão – particularmente no centro e sul – as Festas do Espírito Santo irradiaram para os territórios povoados e colonizados pelos portugueses.
Mas foi no arquipélago dos Açores que elas conheceram um desenvolvimento mais importante e que guardam intacta a sua relevância." LEAL, João, 1994, As Festas do Espírito Santo nos Açores, Lisboa, Publicações D. Quixote

Foto - Aníbal C. Pires
Se é verdade que foi no arquipélago dos Açores que as festas do Espírito Santo se implantaram e adquiriram  a relevância que quem vive constata, não é menos rigoroso afirmar que os açorianos transportaram e transportam consigo, para quer que vão, esta devoção pelo Divino Espírito Santo. As comunidades açorianas no continente português, e nas comunidades diaspóricas açorianas dos Estados Unidos, do Canadá e do Brasil mantêm o culto do Divino bem vivo.
O culto do Divino Espírito Santo alicerça-se numa matriz popular que a distancia de qualquer outra manifestação de religiosidade do Povo Açoriano.  
As festas em louvor do Divino Espírito Santo, enquanto conjunto de manifestações culturais, memórias e tradições, partilhadas por todos os açorianos constituem um dos maiores,  senão o maior sustentáculo da identidade açoriana.

Aqui aqui  podem encontrar outras referências, imagens e música relacionadas com o Espírito Santo.


Sem comentários: