quinta-feira, 18 de julho de 2019

Até sempre André (1970-2019)

André Bradford by Rui Soares
Terá sido em 2007 ou 2008, nos estúdios da TSF Açores, que aconteceu o meu primeiro debate político com o André. Para além de nós o Paulo Simões, a moderar, e o António Soares Marinho em representação do PSD.
O tema não vem agora ao caso, muitos outros debates se lhe seguiram. Não nos ficámos apenas pela discussão política em diferentes palcos.

Ao longo dos anos foi-se instituindo o respeito mútuo, a proximidade e algumas cumplicidades. Evitei a palavra amizade, mas o André sabia-o. Sabia que podia contar com a palavra e o compromisso institucional, sabia que comigo nunca haveria lugar a outra atitude que não fosse a de cultivar o respeito, proximidade e admiração mútua. Se isso é amizade, então que o seja.

Não se pense que os nossos diálogos públicos e privados eram, como poderá parecer do que até então foi dito, formais e desprovidos de humor. Quem conheceu o André, mas também quem me conhece sabe que isso não era, de todo, possível.
E é assim que quero recordar o André.
Um homem culto e com um apurado sentido de humor com quem partilhei alguns bons momentos. Momentos de confronto de ideias, momentos de boa disposição e onde riso despontava com naturalidade.

Não posso deixar de endereçar algumas palavras a quem fica, a quem lhe é próximo por afinidade política, afinal o André era um dos mais proeminentes dirigentes e quadros políticos do PS Açores, mas também algumas palavras a quem, por amor e laços de sangue, sente como ninguém a sua precoce partida.

Ao PS Açores endereço as minhas sentidas condolências pelo falecimento do Dr. André Bradford.

À Dulce, sua mulher, e aos seus filhos direi que a consternação e o pesar pela súbita partida do André invadiram o meu dia. Dia que tinha despertado azul luminoso e, ao fim da manhã de chumbo se acinzentou.
Para ti Dulce e para os filhos do André fica todo o meu carinho e solidariedade neste momento de  dor,

Até sempre André!

Ponta Delgada, 18 de Julho de 2019

Sem comentários: