quinta-feira, 21 de abril de 2022

inaceitável

imagem retirada da internet

Começam a ser insuportáveis as opiniões sobre a guerra na Ucrânia. Se é aceitável que a generalidade da população portuguesa assuma, como boa, a narrativa dominante, conquanto fosse expetável alguma atitude crítica, é triste e desolador, mas tudo bem. Assume-se o que é dito nas televisões e nas rádios como bom, percebo e compreendo. Fico, contudo, à espera para ver os atos de contrição quando perceberem que afinal não era bem assim.

Que cidadãos, bem formados e informados, não levantem a sua voz e questionem alguns dos factos que caraterizam a atual situação é inaceitável. Não se trata de condenar ou não condenar, condene-se o que tiver de ser condenado, mas aceitar a censura e ater-se apenas à informação que uma das partes produz é ser cúmplice na construção de uma imagem parcial da realidade. Para estes não há espaço para atos de contrição.

Quanto à generalidade dos jornalistas da nossa praça (regional e nacional) lamento o seu comportamento, quando no conforto das redações, ou mesmo a partir do sofá, debitam acriticamente as notas de imprensa que lhes chegam dos gabinetes de propaganda sem fazer o que seria elementar, comprovar a veracidade da notícia. Ou ainda, quando nas redes sociais regurgitam opiniões, em alguns casos, de ódio xenófobo e político em vassalagem à narrativa unilateral dos “donos disto tudo”.

É lamentável e triste que as colunas vertebrais sejam tão maleáveis e que as suas opções políticas lhes toldem o olhar. Ou será apenas a incapacidade de interpretar a história e o mundo!!??

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 21 de abril de 2022 


Sem comentários: