terça-feira, 19 de setembro de 2023

logro

imagem retirada da internet

Excerto de texto para publicação na imprensa regional (Diário Insular) e, como é habitual, também aqui no blogue momentos






(...) O aumento dos juros tem sido a receita, mas como muito bem se sabe existem outros mecanismos que, sendo igualmente paliativos, podem ser utilizados para travar o aumento da taxa de inflação, como seja, o controle de preços. Como disse esta não é uma medida que salvaguarde as economias de outros ciclos inflacionários, mas pode e já devia ter sido adotada pondo termo à especulação de preços que as grandes centrais de compras e distribuição estão a praticar. O controle de preços ou a subida das taxas de juro não são a solução e qualquer destas medidas pode provocar danos colaterais. A opção tem sido pela continuada subida do preço do dinheiro procurando reduzir a procura e penalizando as famílias, em particular, com créditos à habitação, ao invés do controle dos preços que beneficiaria a população e punha fim a um dos fatores exógenos que mais tem contribuído para a subida da taxa de inflação: a especulação. (...)

1 comentário:

Emilio Antunes Rodrigues disse...

Eles não estão interessados em travar a inflação, eles estão apenas interessados em baixar os rendimentos do trabalho, tornar as pessoas comuns mais pobres, podiam aumentar o desemprego mas como temem o acordar para a realidade, assim com uma boa dose de propaganda a vida continua mesmo com mais dificuldades mas muita «compreensão e aceitação»