terça-feira, 31 de março de 2015

Novo modelo de transporte aéreo e a procura interna e externa de turismo

Foto - Madalena Pires
Consta por aí que existe uma grande procura nos voos das 4 transportadoras aéreas que operam entre Lisboa e Ponta Delgada e Ponta Delgada Lisboa. Importaria saber se nesta primeira fase, de alguma euforia é certo, a procura é maior em Lisboa ou em Ponta Delgada. O dado é importante para aferir do sucesso do modelo, sei que é cedo mas … se quem ler esta publicação tiver essa informação e ma queira ceder ficava muito agradecido.
É que andam por aí algumas línguas viperinas a afirmar que o novo modelo de transporte aéreo está a levar mais passageiros dos Açores para Lisboa do que os que vêm de Lisboa para os Açores, digo Ponta Delgada. Considerando, é claro que os voos de Lisboa para Ponta Delgada incluem os passageiros que regressam à origem e como tal não devem ser contabilizados como forasteiros. 
Não quero acreditar que assim seja pois, o modelo desenhado pelo Governo Regional e pelo Governo da República foi concebido para trazer turistas, muitos turistas. Se os residentes começam a sair para passar o fim-de-semana fora e a Região (9 ilhas) não é compensada com a perda que se vai registar no turismo interno, então ficamos como um problema a juntar a muitos outros.
E a coesão pá

Sem comentários: