domingo, 15 de janeiro de 2023

breve registo sobre “O Quarto do Pai”

Maria Brandão - Imagem surripiada da página da própria 
Acompanho a escrita da Maria Brandão desde o tempo em que os blogues ganharam importância e projeção. O blogue da Maria Brandão era uma das minhas referências e seguia-o atentamente. Não conhecia a Maria, mas interagia virtualmente com ela. A sua escrita, talvez por ter uma não sei quê de provocatório, sempre me empolgou. 

Li todos os livros que já publicou e sobre eles tenho grafado sempre algumas notas. Terminei há uns dias a leitura da sua última publicação, “O Quarto do Pai”, e, não resisto a escrever algumas e simples palavras sobre este seu último trabalho literário.

O tema que dá mote à narrativa é de uma pungente atualidade, mas não é de fácil abordagem. As sociedades ocidentais estão a envelhecer, o envelhecimento e tudo o que isso carrega para quem vive as maleitas da velhice, mas também para os familiares próximos que acompanham o processo.

A estória de um debilitado e dependente octogenário é construída com realismo e a gravidade que caraterizam a situação, mas a autora não abdica de lhe introduzir um humor subtil que estimula o leitor e, confere à narrativa a necessária leveza conciliadora com o dramatismo da dependência no envelhecimento e as memórias do tempo em que o corpo a tudo dava resposta.

A sua leitura é aconselhável.

Maria Brandão, O Quarto do Pai, Lajes do Pico, Companhia das Ilhas, 2022

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 15 de janeiro de 2023


Sem comentários: