quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Intolerantes tentações

Impor o dia de Carnaval como mais um dia trabalho aos portugueses não se afigura fácil. As notícias dão-nos conta de um país a “meio gás”, não se foi trabalhar por diferentes razões, ou porque está no acordo de empresa, ou porque se meteu um dia de férias, os motivos são diversos e a motivação é cultural.
Diria que, a esta imposição do Governo ao não conceder tolerância de ponto no dia de Carnaval, os cidadãos, ainda que sem mobilização sindical ou política, deram uma resposta no mínimo interessante. Os portugueses fizeram “greve” e não foram trabalhar no dia de Carnaval. Uma “greve” silenciosa mas, ainda assim, julgo que foi uma resposta adequada a um Governo que a cada dia, a cada decisão, a cada discurso, demonstra não conhecer este povo.
O Entrudo é genuinamente português, mesmo o mais famoso e mediático Carnaval do Mundo tem a sua génese neste povo que um dia, acossado pela Europa e sem outro espaço que não fosse o mar, partiu e encontrou outros povos e, miscigenou-se, e reencontrou-se. Acabar com o Carnaval por decreto, ou por falta dele, não é fácil.
O poder nunca gostou muito desta época do ano em que o povo aproveita para se exceder, em palavras e atos, e até existem alguns registos históricos onde essa tentação teve forma e letra mas, como se percebe e constata essas tentativas foram infrutíferas.
Não sei muito bem como se justificarão Passos Coelho e Paulo Portas perante os fiscais da sacra trindade (FMI, UE e BCE) que se encontram em Portugal para mais um momento de avaliação. Mas, por certo, não vai ser fácil explicar porque é que maioria dos portugueses não acatou a ordem. Bem vistas as coisas o que se passou hoje em Portugal configura uma situação de quase desobediência civil.
Não me divirto particularmente no Carnaval, no meu calendário não existem datas fixas para me recrear, procuro fazê-lo todos os dias do ano. Não é que seja um folião crónico mas, sempre que encontro uma oportunidade de me deleitar aproveito-a e, tal como procuro fazer de todos os dias Natal, também o Carnaval é quando eu quiser e puder. Isto tudo para dizer que não tenho uma particular apetência pelas folias carnavalescas, julgo que terá sido por algum trauma de infância mas, seja lá por que motivo for, as diversões do Carnaval passam-me ao lado, nem mesmo o Carnaval do Rio de Janeiro, com todos aqueles motivos de interesse, me deslumbra. Bem! Pensando melhor nem todos os carnavais me são indiferentes. O Carnaval de Veneza sim, esse sim seduz-me.
E depois temos os Bailinhos da Terceira! Já defendi publicamente que esta manifestação da cultura popular terceirense merecia uma candidatura a património cultural e imaterial da humanidade, aqui fica de novo o desafio.
Ponta Delgada, 21 de fevereiro de 2012

Aníbal C. Pires, In Diário Insular, 23 de fevereiro de 2012, Angra do Heroísmo

Sem comentários: