segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O teatro na FESTA



Prosseguindo um trabalho que começou em 1986, a edição de 2013 do Avanteatro homenageia dois nomes maiores da cultura e da política portuguesas: Álvaro Cunhal e Joaquim Benite. Dizemos bem: da cultura e da política, porque para ambos a cultura era um acto político e a política uma expressão de cultura, visando o que tem de mais autêntico – a libertação do homem de toda a forma de exploração, o bem estar das populações, a felicidade.

Joaquim Benite faleceu em Dezembro passado, mas nós não o esquecemos. Por todas as razões e também por esta: foi no Avanteatro que se estreou em 2000, no centenário do nascimento do poeta, um espectáculo com textos de José Gomes Ferreira, interpretados por Canto e Castro, e com encenação de Joaquim Benite. Um exemplo, entre outros, do extraordinário legado que nos deixou e sobre o qual se dará conta numa exposição. Dizia o Joaquim: «A vida não pode restringir-se à economia do quotidiano. A Arte — sonho do Homem — é o destino final do Homem.»

A peça «Um dia os réus serão vocês: o julgamento de Álvaro Cunhal», levada à cena pela Companhia de Teatro de Almada, estreou no passado dia 25 de Abril. Na edição 2013 do Avanteatro temos uma oportunidade única de a (re)ver, assim como de a discutir num debate previsto para o efeito. É mais uma forma de nos associarmos às comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal.

Estas são já razões suficientes para se marcar presença. Mas há muito mais. Há todo o restante programa com a chancela de qualidade que a cada ano se afirma deste espaço único da Festa: o Avanteatro!

Sem comentários: