quarta-feira, 5 de julho de 2017

... de Cabo Verde

Foto by Aníbal C. Pires (ilha do Sal, Cabo Verde)









Porque hoje se comemora a independência de Cabo Verde ficam, em jeito de homenagem ao povo cabo-verdiano, estes pequenos trechos, separados por um vídeo, de um texto escrito em Julho de 2004.




(…) O meu fascínio por África, e em particular por Cabo Verde, surgiu e foi-se desenvolvendo durante a minha infância, vá-se lá saber porque é que uma criança nascida e criada em terras do interior do continente português, e de onde só saiu quando jovem adulto, se sentia atraída por uma terra, um povo e uma cultura tão distante.
Não sei se pela dolência das "mornas", se pela harmonia das "mazurkas", se foi a alegria do "funaná" e da "coladeira", ou os ritmos alucinantes da "tabanca" e do "batuque" que o fascínio por esse povo, moldado pelo vento Leste, pelo imenso Atlântico, pela chuva que não cai e pela dor da "hora di bai", foi crescendo e ganhando uma cada vez maior admiração. (…)





(…) A dispersão dos cabo-verdianos pelo mundo tem origem nas clássicas motivações da emigração e o ideário de retorno a "nos terra" está sempre presente. A coesão e pujança da comunidade transnacional assentam em dois pilares, que foram, igualmente, basilares na construção da própria caboverdianidade e identidade nacional: O crioulo – língua nacional; e a representação coletiva do território, a relação com a "terra mãe/nos terra", que nos cabo-verdianos tem um acentuado carácter mágico-religioso.
Para os cabo-verdianos da terra-longe e, em particular aos que vivem e trabalham na Região Autónoma dos Açores, aqui fica a minha homenagem e os votos de que Cabo Verde possa continuar na senda do progresso e do desenvolvimento. (…)

Sem comentários: