segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tempo do Divino


Na Região Autónoma dos Açores e na diáspora açoriana é tempo de solidariedade, de partilha e de esperança. É tempo do Divino Espírito Santo. Culto do e para o Povo açoriano. Com a autonomia regional a segunda-feira de Pentecostes transformou-se, apropriadamente, no dia dos Açores. Que outro símbolo poderia unir todos os açorianos onde quer que se encontrem. Os rituais do culto do Divino sintetizam a matriz cultural açoriana e constitui, em minha opinião, um dos pilares da construção da identidade regional que une as “ilhas” açorianas espalhadas pelo Mundo.
E é uma canção vinda do Brasil, pela mão e pela voz de Ivan Lins, que neste tempo que é do povo, quero partilhar convosco.

Bandeira do Divino (Ivan Lins)
Os devotos do Divino vão abrir sua morada
Pra bandeira do menino ser bem-vinda, ser louvada,
Deus nos salve esse devoto pela esmola em vosso nome
Dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome,

A bandeira acredita que a semente seja tanta
Que essa mesa seja farta, que essa casa seja santa, 
Que o perdão seja sagrado, que a fé seja infinita
Que o homem seja livre, que a justiça sobreviva,

Assim como os três reis magos que seguiram a estrela guia
A bandeira segue em frente atrás de melhores dias
No estandarte vai escrito que ele voltará de novo
E o Rei será bendito, ele nascerá do povo.

Os casais açorianos que, no século XVII, por ordem de El-Rei de Portugal povoaram e colonizaram os Estados de Santa Catrina e do Rio Grande do Sul levaram consigo a matriz cultural açoriana de que o culto do Divino Espírito Santo é um dos elementos estruturantes, como o será a própria emigração.
Este tema de Ivan Lins chegou ao meu conhecimento pela mão do António Melo Sousa, na primeira metade da década de 90, numa sessão sobre o culto do "Espírito Santo, realizada na então Escola Preparatória de Arrifes, no âmbito de um projeto da “Área Escola” e onde também participou também o Professor Rui Martins.
Guardo desse dia e desse tempo as melhores recordações. A letra e a música da “Bandeira do Divino” projeta o culto açoriano do Espírito Santo para lá do horizonte das ilhas dos Açores. 
Horta, 19 de Maio de 2013

Aníbal C. Pires, In Expresso das Nove, 20 de Maio de 2013, Ponta Delgada 

Podem ouvir a canção aqui

Sem comentários: