quarta-feira, 7 de maio de 2014

Pensar global, agir local

Foto - retirada da internet
 Desde há muito que a ideia de desenvolvimento sustentável é uma parte integrante e inalienável do projeto político e da proposta social do PCP. E, mais do que uma postura ideológica, o avanço do conhecimento científico tornou hoje consensual que, a prazo, não existe desenvolvimento económico nem progresso humano fora de um quadro de sustentabilidade ambiental.
A proposta apresentada pela Representação Parlamentar do PCP que visa a redução do uso de sacos de plástico com a criação de uma “ecotaxa” é, justamente fruto desse consenso cada vez mais alargado na nossa sociedade. Dando expressão legislativa à vontade manifestada por um número importante de cidadãos numa petição que discutida e apreciada na ALRAA, mas também ouvindo a voz de diversos movimentos sociais açorianos e de muitos cidadãos, individualmente considerados, ou seja, o PCP como é seu dever, leva com esta iniciativa, à prática a vontade dos açorianos. 
Importa continuar o esforço de mudança de mentalidades e, também, passar à ação concreta, minorando os impactos negativos da atividade humana e contribuindo para o equilíbrio ecológico do qual depende a nossa sobrevivência coletiva, e a proposta do PCP opera nesses dois níveis. A introdução da ecotaxa pretende, em primeiro lugar, contribuir para alertar o consumidor, contribuindo para a compreensão de que o plástico, e concretamente os sacos de plástico, são um resíduo nocivo e perigoso, com elevados custos económicos e ambientais. O primeiro objetivo da ecotaxa não é a de arrecadar receita, é a de mudar mentalidades. 
Mas a iniciativa do PCP pretende, também, no imediato, conseguir uma redução dos resíduos de plástico e, por consequência, a redução da despesa dos sistemas de recolha, seleção e reciclagem. O sucesso desta iniciativa poderá no futuro ser avaliado quantitativamente pela redução no volume deste resíduo. E, qualitativamente, na melhoria do estado do nosso ambiente. 
Foto - retirada da internet
Os Açores têm, no campo da sustentabilidade, uma responsabilidade acrescida. Enquanto região marinha, de elevada qualidade ambiental, tesouro natural do Atlântico, impende sobre os açorianos o encargo de cuidar e preservar o ambiente das suas ilhas e do seu mar. Não podemos, naturalmente, resolver os grandes problemas globais com os resíduos ou com a poluição oceânica. Mas podemos e devemos fazer a nossa parte.
Não devemos ficar à espera que sejam outros a tomar as decisões necessárias para proteger o nosso património ambiental. Não devemos estar atrás. Temos de estar à frente. Devemos esforçar-nos por ser, no plano nacional e mesmo no europeu, o modelo, o exemplo a seguir em termos de proteção do ambiente. 
Esta iniciativa legislativa do PCP irá, justamente, colocar os Açores à frente de todas as outras regiões do nosso país, em termos de medidas de redução dos resíduos de plástico e fará com que a nossa Região se junte às centenas de cidade e dezenas de países, que na Europa e em todo o Mundo, assumiram políticas de limitação ou desincentivo do uso dos sacos de plásticos descartáveis.
Estaremos, com a introdução da ecotaxa, a agir localmente reduzindo a quantidade de sacos de plástico consumidos nos Açores, mas estaremos também a agir globalmente, dando força a esta ideia, contribuindo para a tomada de consciência global em relação aos resíduos de plástico. 
Horta, 06 de Maio de 2014

Aníbal C. Pires, In Diário Insular et Açores 9, 07 de Maio de 2014

Sem comentários: