segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Esperança no porvir

Foto - Aníbal C. Pires
É já madrugada, o Solstício de Inverno aconteceu à pouco mais de uma hora dando início a mais um ciclo de vida, Vida que irá despertar luxuriante quando por esta latitude for o tempo do Equinócio da Primavera, que em 2015 acontecerá a 20 de Março. Fica a referência à data que hoje (21 de Dezembro) marca o dia da noite mais longa do ano e o início do Inverno. Nada de novo repete-se a cada órbitra terrestre, não é uma imposição do calendário gregoriano, adotado no século XVI e exportado da Europa para o Mundo, nem todos os mundos, que é como quem diz nem todas as civilizações, culturas e religiões o adotaram. 
O calendário assinala também o tempo dos homens e das culturas, por cá e por todo o mundo católico preparam-se as celebrações do Natal. É um tempo diferente, um tempo de solidariedade, um tempo de encontros e reencontros, um tempo de reflexão, com Deus ou sem ele. É tempo de fechar um e iniciar outro ciclo anual, é tempo de olhar para o que passou e de renovar a esperança no porvir.
E porque é de esperança que alimentamos os nossos sonhos por estes dia, mais do que nos restantes, desejamos para nós e para os outros um futuro melhor e, acreditamos, com fé ou sem fé, que sim, Sim é possível um Mundo melhor para todos. Não sabemos como nem quando será possível mas, ainda assim, continuamos a acreditar, continuamos a sonhar, pacientemente mas sem resignações continuamos a lutar.
Os votos de Boas Festas que hoje quero formular não têm um significado especial, nem são diferentes do que desejo todos os dias para mim e para todos os habitantes da casa comum a que chamamos Terra. Não o digo sempre da mesma forma mas nem por isso deixa de ter o mesmo significado. As Boas Festas que vos desejo neste Natal de 2014 são as mesmas que vos desejo todos os dias que se seguirão a este Natal, porque amanhã nascerão outras crianças, porque amanhã e todos os dias que se lhe seguem acontecerá vida.
Boas Festas e um Feliz Natal, hoje e todos os dias da nossa existência.
Ponta Delgada, 21 de Dezembro de 2014

Aníbal C. Pires, In Jornal Diário e Azores Digital, 22 de Dezembro de 2014 

Sem comentários: