quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Palco de ilusões

Imagem retirada da Internet
Rita Pereira está grávida. Esta terá sido uma das notícias mais divulgadas nos últimos dias. E eu, cá para comigo, Quem é Rita Pereira e qual será o interesse em divulgar a sua gravidez. Lá percebi quem era e, os motivos da difusão da notícia ficaram claros. A senhora vende. É atriz e, segundo os estereótipos em voga, é assim como uma das sex simbols” nacionais. Não me perguntem de quanto tempo está, nem se vai ser menino ou menina, ou quiçá gémeos, Não sei, mas os pormenores devem ser minuciosamente divulgados até ao nascimento. Vão acompanhando, talvez até com alguns momentos em direto, a evolução da gravidez da Rita Pereira. Eu cá por mim, que nos últimos dias não dei conta de nenhum alerta sobre o Bruno de Carvalho, estou mais preocupado com uma eventual quebra da sua popularidade. Facto que vindo a confirmar-se vai causar um vazio nas redações dos jornais, rádios e televisões o que, como todos compreendemos, pode constituir-se num sentimento de perda de consequências imprevisíveis. Estejamos atentos.
Atentos e com um olhar crítico que é assim como quem diz, Separando o trigo do joio. O caudal informativo, nem sempre límpido e cristalino, assim o exige.

Imagem retirada da Internet
Estamos agora a entrar em Setembro o que pretende significar que estamos a retomar às rotinas pós Verão. De uma, ou outra forma este reinício é para todos. Seja pelas condições meteorológicas que gradualmente se adequam à época do ano, apesar das alterações climáticas, seja pelo regresso dos filhos ou netos à escola. Com Setembro chega um novo ciclo das nossas vidas, tudo se vai repetir, mas ainda assim depositamos sempre alguma esperança que esta nova etapa possa ser melhor e, para o ano voltará o Verão. Tão bom, não é. E será tanto melhor se contribuirmos, individual e coletivamente, para que assim seja. Sim as transformações implicam esforço, sacrifício, coragem e, muitas vezes, ruturas. Nada acontece por acaso ou, por obra de um qualquer benfeitor que nos representa junto dos poderes divinos ou humanos.
Nem só a gravidez da Rita Pereira e a boçalidade do Bruno de Carvalho fazem notícia, ou melhor Portugal é muito mais do que estes enfeites com que nos desviam a atenção do essencial. E o fundamental somos nós, As pessoas. Pessoas que podem continuar a alimentar os enfeites nacionais, ou centrar a sua atenção e energia no bem-estar de todos. Quando assim for os acessórios que dominam os palcos mediáticos da ilusão serão remetidos para papeis secundários e serão as pessoas os protagonistas das suas próprias vidas. É capaz de ser bem mais interessante do que passar a vida inteira a viver num palco de ilusões.

Ponta Delgada, 04 de Setembro de 2018

Aníbal C. Pires, In Diário Insular e Açores 9, 05 de Setembro de 2018

Sem comentários: