quinta-feira, 6 de março de 2008

No 87.º Aniversário do PCP


Bem que tentaram mas o PCP está aí com uma vitalidade invejável na passagem dos 87 anos da sua fundação.

Fica aqui uma pequena homenagem ao meu Partido nas palavras de um poeta e militante comunista que, como muitos outros, dedicou a sua vida e obra à luta por um Mundo melhor. Mais justo!

Ao meu Partido

Deste-me a fraternidade para com o que não conheço
Acrescentaste à minha a força de todos os que vivem
Deste-me outra vez a pátria como se nascesse de novo
Deste-me a liberdade que o solitário não tem
Ensinaste-me a acender a bondade, como um fogo
Deste-me a rectidão de que a árvore necessita
Ensinaste-me a ver a unidade e a diversidade dos homens
Mostraste-me como a dor de um indivíduo morre com a vitória de todos
Fizeste-me edificar sobre a realidade como sobre uma rocha.
Tornaste-me adversário do malvado e muro contra o frenético
Fizeste-me ver a claridade do mundo e a possibilidade da alegria
Tornaste-me indestrutível, porque, graças a ti, não termino em mim mesmo

Pablo Neruda

Sem comentários: