quarta-feira, 6 de março de 2013

A propósito de um homem ímpar


Este ano assinala-se o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. O PCP tem programado um vasto conjunto de iniciativas para as comemorações do nascimento de uma personalidade que marcou indelevelmente o século XX português. Nos Açores estará patente uma exposição, inaugurada esta semana em Ponta Delgada, sobre a sua vida, pensamento e obra. A exposição seguirá posteriormente para outras ilhas e faz parte do vasto programa das comemorações que se irão realizar ao longo de todo o ano.
As palavras que se seguem, não são de hoje, são palavras que escrevi à chegada a Lisboa, no dia 13 de Junho do ano de 2005. Essa viagem a Lisboa vai ficar-me para sempre na memória, foi nesse dia que Álvaro Cunhal faleceu e foi no dia 15 de Junho que assisti à maior manifestação de pesar e de homenagem feita pelo povo português a uma personalidade que fez da sua vida, pensamento e luta um exemplo que se projeta na atualidade e no futuro.
“Qualquer referência a Álvaro Cunhal só pode ser de grande admiração e profundo respeito – admiração pelo seu génio literário e artístico mas também pelo seu despojamento material, respeito pela sua entrega, sem tréguas, às lutas dos trabalhadores, do povo português e do internacionalismo.
Álvaro Cunhal é uma figura incontornável do século XX português e uma referência internacional no seio dos movimentos sociais e políticos que não se acomodam à formatação do pensamento único e da globalização. 
A sua vida constitui um exemplo de tenacidade e firmeza na luta pela revolução democrática em Portugal, mas também na oposição aos movimentos contra revolucionários, internos e externos, que após o 25 de Abril eclodiram no nosso país. Catapultar os trabalhadores para sujeitos de um processo político e histórico conferindo-lhes toda a dimensão humana foi, a sua luta e a sua vida.
Por estas, e muitas outras razões, lhe presto a minha homenagem neste momento de pesar e consternação, por estas e muitas outras razões considero que a memória de Álvaro Cunhal só pode ser recordada e homenageada com a continuação da luta a que entregou toda a sua vida.
A determinação e a convicção de Álvaro Cunhal servirá de exemplo a quem, como eu, como muitos, luta por um ideal em que as pessoas são o centro do desenvolvimento e em que só a cultura torna o Homem verdadeiramente livre.
Um Mundo melhor é possível. E porque acredito, porque acreditamos, que sim, que um Mundo melhor é possível, continuaremos a lutar por esse ideal.
Até sempre camarada.”
Homenagear a memória de Álvaro Cunhal é dar continuidade à luta dos trabalhadores e dos povos pela sua emancipação. Como Álvaro Cunhal escreveu: “A maior alegria do militante comunista resulta do êxito alcançado, não para benefício próprio mas para benefício do povo.”
Ponta Delgada, 05 de Março de 2013

Aníbal C. Pires, In Diário Insular, 06 de Março de 2013, Angra do Heroísmo

Sem comentários: