sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Transportes aéreos (SATA, Aerovip e Windavia) - será por acaso

A SATA perde a ligação Funchal/Porto Santo para a Aerovip, a Windavia inaugura a ligação Funchal/Beja e, anuncia ainda para este mês o início de uma ligação, Funchal/Paris, a SATA anuncia o encerramento da sua base no Funchal (os trabalhadores foram informados pela comunicação social), a Windavia disponibiliza um vídeo promocional, pode ser acedido aqui, onde anuncia a criação de 3 bases (Funchal, Lisboa e Paris).

A Windavia é uma “companhia” de transporte aéreo cujo parto foi muito recente e não deixa de ser curioso que Pedro Bolinger, até há em pouco tempo Diretor Comercial da SATA  e responsável pela venda de charters e ACMIS da transportadora aérea regional, seja o mentor da Windavia, o seu Diretor-geral e detentor de parte substantiva do seu capital social .
A Windavia vai assegurar algumas das rotas que a SATA detinha (Dublin, Jersey, etc).
Tudo pode passar de coincidências mas tudo isto me parece um pouco estranho e, se a estes factos, juntar os rumores que se por aí vão circulando, mais estranho tudo me parece. Diz-se que Alberto João Jardim terá afirmado que se a SATA queria abandonar a base do Funchal então que levasse tudo de uma vez, referindo-se à ligação Funchal/Porto Santo, mais antigos são rumores que circularam nas redes sociais por altura das greves dos trabalhadores da SATA, da intenção de extinguir ou reduzir ao mínimo a operação da SATA.

Por outro lado, agora sim é uma opinião minha, face à situação de crise que se vive como é que o capital privado, sem ter garantia pública, investe no transporte aéreo da forma como a Windavia o está a fazer, mesmo considerando que não se trata propriamente de uma companhia mas mais de um operador, que compra horas à White e, ao que corre por aí a uma empresa da Letónia, ou seja a Windavia é assim como se fosse um”broker” de vistas largas.
Enfim! O tempo dirá como é que tudo isto se liga, qual o seu significado e qual(ais) o(s) objetivo(s) que pretende(m) atingir.

4 comentários:

Unknown disse...

MAYDAY! MAYDAY!

A MAFIA VOLTA A ATACAR NA AVIAÇÃO NACIONAL!

DEPOIS DE TENTAREM VENDER A TAP A UM JUDEU, REBENTAM COM A SATA!

PARECE QUE ESTA BRINCADEIRA VAI SAIR MUITO CARA AOS MADEIRENSES, AOS AÇORIANOS E AOS CONTINENTAIS…

MAS OS PODERES PÚBLICOS ( REGIONAL E NACIONAL ) ESFREGAM AS MÃOS DE SATISFAÇÃO!

PORQUE SERÃO TÃO CANALHAS?

VIVA A TAP PORTUGAL!
VIVA A SATA AIR AZORES!
VIVA A SATA INTERNACIONAL!

ABAIXO OS FILHOS DA PUTA QUE MANDAM E NÃO VOAM PORQUE SOMENTE RASTEJAM!

Unknown disse...

MAYDAY! MAYDAY!

A MAFIA VOLTA A ATACAR NA AVIAÇÃO NACIONAL!

DEPOIS DE TENTAREM VENDER A TAP A UM JUDEU, REBENTAM COM A SATA!

PARECE QUE ESTA BRINCADEIRA VAI SAIR MUITO CARA AOS MADEIRENSES, AOS AÇORIANOS E AOS CONTINENTAIS…

MAS OS PODERES PÚBLICOS ( REGIONAL E NACIONAL ) ESFREGAM AS MÃOS DE SATISFAÇÃO!

PORQUE SERÃO TÃO CANALHAS?

VIVA A TAP PORTUGAL!
VIVA A SATA AIR AZORES!
VIVA A SATA INTERNACIONAL!

ABAIXO OS FILHOS DA PUTA QUE MANDAM E NÃO VOAM PORQUE SOMENTE RASTEJAM!

Unknown disse...

A SATA perde ou abandona a ligação Funchal-Porto Santo? Constou-me que abandonou... Alguém tem confirmação do que aconteceu?

Aníbal C. Pires disse...

Caro Luis Martins,
Da forma como coloca a questão a resposta é, abandonou.
O contrato de Obrigações de Serviço Público (OSP) acaba no dia 31 de Dezembro e novo concurso internacional para aquela rota só será lançado no início do próximo ano.
O que aconteceu agora foi um convite, feito pelo governo da República, primeiro à SATA e depois estendido a mais duas operadoras. O valor proposto pelo Governo da República, para pagamento das OSP, foi considerado pela SATA como insatisfatório e quem ficou com a rota foi a AEROVIP, ou seja, em termos comerciais a SATA perderia durante os 5 meses da operação algumas centenas de milhar de euros.
Mas tudo isto tem outros contornos que vão para lá destes factos.
Boa tarde