sexta-feira, 7 de abril de 2017

Sobre ataque dos EUA à Síria

Imagem retirada da internet
Todos nós já vimos acontecer isto, está-lhes a faltar imaginação. O esquema é sempre o mesmo. Os povos do Afeganistão, do Iraque, da Líbia, agora da Síria, isto para não recuar muito no tempo, não procurar outras geografias e outras alianças do Estados Unidos, sofreram e sofrem os horrores da guerra promovida pelos Estados Unidos e companhia.
O território de um país soberano, a Síria, foi ontem bombardeado pelos Estados Unidos. Fizeram-no à margem de qualquer decisão das Nações Unidas, o que não significa que não tenha tido o apoio tácito dos seus habituais parceiros. Qual foi a justificação para a iniciativa unilateral dos Estados Unidos, um bombardeamento, no dia anterior, com armas químicas, também na Síria.
Quem foi responsável pelo ataque com armas químicas, Não foi ainda apurado. Quem foi acusado e responsabilizado pelos Estados Unidos, O governo Sírio. Chegados aqui é altura de perguntar pelas armas de destruição massiva que, garantidamente, possuía o Iraque de Saddam Hussein. Pois. Como todos soubemos depois do ataque ao Iraque, também à margem das Nações Unidas, afinal não existiam as tais armas de destruição massiva. Mas o objetivo dos Estados Unidos tinha sido cumprido e não se relacionava nem direta nem indiretamente com direitos humanos, nem com a necessidade de libertar quem quer que fosse do fundamentalismo islâmico ou outra das nobres causas dos Estados Unidos, como também sabemos o Iraque antes da intervenção, justificada pela existência das tais armas de destruição massiva, era um estado laico.

Imagem retirada da internet
Uma outra pergunta ou mesmo duas se devem colocar face a estes acontecimentos. A quem serviu o ataque com armas químicas na Síria. E a resposta é, Ao terrorismo que o DAESH representa. A segunda questão que se pode colocar é quem promoveu o aparecimento do DAESH. E a resposta é, Foram os Estados Unidos e os seus comparsas.
O ataque com armas químicas, que algumas agências noticiosas não dão como certo, foi precedido de um atentado terrorista, desta vez em S. Petesburgo, na Rússia. Nada mais conveniente para criar um clima de suspeição, desta vez sobre os suspeitos do costume, A Rússia e a Síria. A Rússia é, para já, inatacável militarmente, então vamos atacar a Síria.
Até ao apuramento da veracidade do bombardeamento com armas químicas e da responsabilidade da sua autoria, manda o bom senso que não se façam juízos apressados. Infelizmente não aconteceram só os juízos e a condenação de um dos suspeitos do costume. Infelizmente foram desencadeadas ações bélicas como retaliação a um evento sobre o qual ainda se sabe muito pouco.
Esta escalada de violência e de terror protagonizada pelos Estados Unidos não ajuda nada a concretizar aquilo que todos nós desejamos, Viver em PAZ.
Hoje aconteceu mais um atentado, ainda não foi apelidado de terrorista pelo governo sueco, mas eu diria que sim. O terror instalou-se na capital sueca, não importa quem fo(i)(ram) o(s) autor(es) e quais as motivações. Foi, para todos os efeitos, um ato de terrorismo.
Uma nota final. Tenho estado a acompanhar o atentado em Estocolmo através dos jornais online nacionais e, não deixa de ser estranho que alguma da informação tenha como fontes os tweeters produzidos por diferentes cidadãos sobre os quais nada sabemos, sobre o atentado de Estocolmo.
Que credibilidade se pode dar a esta forma de informar. O imediatismo vai ser fatal para a comunicação social.

1 comentário:

mensagensnanett disse...

«Tudo como dantes. Quartel em Abrantes» não é bem assim!!!
.
O grande legado de Donald Trump foi as REACÇÕES aos seus discursos:
-1- o pessoal com uma elevada taxa de natalidade (um exemplo: islâmicos) é altamente amigo... pois, desde que... não seja posta em causa a sua condição de «DONOS DISTO TUDO».
-2- os «donos disto tudo» têm um completo desprezo pelos povos nativos (na América do Norte, na América do Sul, na Austrália) que procuraram sobreviver pacatamente; e que, como eram economicamente pouco rentáveis, levaram com um holocausto massivo em cima... porque tiveram o «desplante» de querer ter o SEU espaço no planeta e de querer prosperar ao seu ritmo.
.
.
.
Anexo:
DEMOGRAFIA E SEPARATISMO-50-50: Todos Diferentes, Todos Iguais... ou seja, todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta -» inclusive as de rendimento demográfico mais baixo, inclusive as economicamente menos rentáveis.
-» Os 'globalization-lovers', UE-lovers e afins, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
---» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com/.
.
.
.
P.S.
É necessário um activismo global
.
Democracia sim; todavia, a minoria de autóctones que se interessa pela sobrevivência da sua Identidade... tem de dizer NÃO ao nazismo-democrático, leia-se: é preciso dizer não àqueles que pretendem democraticamente determinar o Direito (ou não) à Sobrevivência de outros; isto é, é preciso dizer não àqueles que evocam pretextos para negar o Direito à Sobrevivência de outros.
[nota: nazismo não é o ser 'alto e louro', bla bla bla,... mas sim a busca de pretextos com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros!]
.
-» Imagine-se manifestações (pró-Direito à Sobrevivência) na Europa, na América do Norte (Índios nativos), na América do Sul (Índios da Amazónia), na Ásia (Tibetanos), na Austrália (Aborígenes), ETC... manifestações essas envolvendo, lado a lado, participantes dos diversos continentes do planeta... tais manifestações teriam um impacto global muito forte.