sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Dar importância ao que não é relevante

imagem retirada da internet
Já são conhecidos algumas das personalidades nomeados/designados para assumir a função de Diretores Regionais. Estas personalidades são titulares de um cargo que é tutelado por um membro do Governo, ou seja, serão meros executores das políticas que o XIII governo regional vier a adotar. E, uma vez que grande parte da atividade social, cultural, política e económica está enquadrada legalmente a margem para a discricionariedade de um Diretor Regional é muito reduzida. Sim, sei que existe alguma, mas, ainda assim, e como disse, está restringida e é facilmente escrutinada.

Isto a propósito das ondas de choque que a indigitação do Padre Ricardo Tavares para Diretor Regional da Cultura provocou. Ao que parece circula por aí uma petição (já com centenas de subscritores) contra a nomeação desta personalidade. Sei que sim, as pessoas são importantes, mas que diabo não o são tanto assim.

imagem retirada da internet
Quem espera que Ricardo Tavares acabe com as touradas, pode esperar sentado. Este governo não vai tomar nenhuma posição sobre o assunto, ou seja, os apoios vão continuar e nada vai ser alterado, ou se o vier a ser só poderá ir no sentido do reforço dos apoios. Quem se lembra da discussão parlamentar sobre a “sorte de varas” sabe quem eram os seus mais acérrimos defensores, quem não se lembra pode sempre ir informar-se e ler o “diário das sessões” da ALRAA.

As políticas públicas para a cultura, assim como para outras áreas, são desenhadas pela tutela (Secretários), por outro lado as eventuais alterações ao quadro legal terão de ser aprovadas pela ALRAA, não porque o governo é sustentado por apoios de incidência parlamentar, mas porque sempre assim foi. 

Ser o Padre Ricardo Tavares o Diretor Regional da Cultura, ou outra personalidade qualquer é, para mim, completamente indiferente. Preocupa-me mais que a Cultura seja tutelada por uma personalidade, Susete Amaro, da qual não se conhece um único pensamento sobre cultura ou, sobre qualquer outra das áreas que vai tutelar. Ao menos do Padre Ricardo Tavares, concordando-se ou não, sempre é conhecido algum pensamento.

A polémica à volta de Ricardo Tavares serve apenas para alimentar ódios de estimação e distrair a malta.

Importante mesmo é perceber como vai se estruturar o XIII governo, espero pela orgânica. 

Importante mesmo é conhecer o programa do XIII governo, aguardando.

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 3 de Dezembro de 2020


4 comentários:

Unknown disse...

Como sempre acertivo! 😊

Braga disse...


Uma andorinha que parece que não o é não faz a Primavera.

Mário Moniz disse...

Certo.

Naturalmente... disse...

Muito bem Aníbal. subscrevo e acrescento um abraço.