domingo, 9 de novembro de 2008

A Maria de Lurdes e os 120 mil

Não há manifestação, nem manifestantes que impressionem a Maria de Lurdes!
Que lhe importa os 100 mil educadores e professores que se manifestaram no dia 8 de Março ou, os 120 mil que ontem, 8 de Novembro, “invadiram” Lisboa numa gigantesca manifestação contra a política educativa do governo de José Sócrates que a Lurdinhas tão fielmente defende.
Segundo a ministra os professores e educadores estão instrumentalizados por obscuros interesses das forças político-partidárias!
Será!?
Tenho algumas dúvidas senhora ministra que os 120 mil manifestantes sejam meros instrumentos ao serviço da oposição ao governo do PS que a senhora tão bem serve.
A senhora ainda não percebeu que os professores apenas querem ser professores numa Escola Pública de qualidade, nada mais do que isso.


A senhora ainda não percebeu ou, não quer perceber que aqueles profissionais são seres pensantes e que estão a defender não só a essência da sua profissão, mas também, a Escola Pública que, em última instância, a senhora quer ver destruída.
A senhora só tem um caminho a seguir e se ainda não percebeu qual é esse caminho solicite o apoio de um educador ou professor, que mesmo não constando dos objectivos pessoais, lhe indicará, sem recurso ao pagamento de serviço extraordinário, o caminho da porta da rua.

1 comentário:

Maria Margarida Silva disse...

O ensino e a aprendizagem são demasiado complexos para poderem ser alvo de decisões extremas, primárias e ineficazes. Só tem certezas quem sabe pouco – a Humildade da máxima – “só sei que nada sei” – não se aplica à ministra da Educação.
Como era previsível, a própria rejeitou este sábado, em conferência de imprensa, a suspensão do modelo de avaliação de professores. «Não tem sentido para mim suspender e falar noutro modelo de avaliação», declarou. «Suspender é desistir e eu não vou desistir», concluiu a governante.
Claro que não e outra atitude não seria de esperar! Prepotência, Arrogância e Estupidez enquadram-se muito bem no perfil desta “figura”.
Cerca de 120.000 professores não significam nada para esta ministra!
Mas, e tal como afirmou Mário Nogueira, “…há-de chegar um momento em que não vão resistir a este movimento de força.”
Para isso, há que unir esforços, continuar a fazer frente e todas as escolas seguirem o exemplo das que já tomaram a posição do NÃO à Avaliação de Desempenho, nos moldes em que persistem que deve ser implementada.
A luta continua e os professores não vão cruzar os braços!