sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Passado e futuro

Seria altura de fazer um balanço sobre o ano que finda e uma projecção sobre o ano que se inicia mas não vou por aí. Não faltará quem faça uma e outra coisa, eu não me sinto fadado para adivinhações sobre o futuro próximo, nem para elaborar listagens de destaques de 2010, não obstante se me for perguntado sobre uma e outra coisa sempre terei algo a dizer sem grande dificuldade, designadamente sobre as decisões tomadas no País, na Europa e no Mundo que se vão revelar profundamente negativas para o bem-estar da humanidade quer em 2011 quer nos anos subsequentes, isto se a resignação e o desânimo se implantarem no espírito dos cidadãos o que, de todo, não me parece possa verificar-se.
A história está recheada de exemplos de luta pela dignidade e pela liberdade. Lutar pelo trabalho com direitos e justamente remunerado é uma luta elementar pela liberdade. Quem está desprovido do direito ao trabalho, não é justamente remunerado e não tem direitos tem a sua liberdade cerceada.
Não obstante, encontrar acontecimentos recentes que nos façam acreditar num futuro melhor afigura-se como uma tarefa difícil mas, porque sou uma pessoa optimista e positiva e depois porque a época é de difusão de mensagens enfeitadas com adjectivos de fé e esperança abstenho-me de aqui deixar qualquer tipo de sentimento de onde possa transparecer uma pontinha de desalento ou renúncia até porque isso não corresponde, seguramente, àquilo que verdadeiramente sinto.
É certo que nas últimas décadas os caminhos do progresso e da justiça social e económica sofreram, assim como uma espécie de inversão de marcha mas, como já referi, a história está repleta de exemplos de dominação e recuos e outras tantas de libertação e progressos sociais. E a história serve para isso mesmo, para aprendermos com ela e para ancorar a esperança ou melhor, a certeza de que o futuro pode ser melhor se não nos resignarmos à uniformidade do pensamento e do modelo de desenvolvimento que nos conduziu ao beco das inevitabilidades.
É com a certeza de que a luta dos indivíduos e dos povos por um Mundo melhor é a saída, a única saída do pantanoso labirinto em que os adeptos neoliberais da terceira via nos sufocam e sugam até à medula, é com essa certeza, a certeza de que o sonho tem futuro que vos desejo um BOM ANO de 2011.
Ponta Delgada, 20 de Dezembro de 2010

Aníbal C. Pires, In Expresso das Nove, 31 de Dezembro de 2010, Ponta Delgada

Sem comentários: