sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bandeira do Divino

Foto by Aníbal C. Pires (S. Miguel, 2008)

Os casais açorianos que por ordem de El-Rei de Portugal povoaram e colonizaram o Rio Grande do Sul levaram consigo a matriz cultural açoriana de que o culto do Divino Espírito Santo é um dos elementos estruturantes, como é, também, a própria emigração.
Este tema de Ivan Lins que chegou ao meu conhecimento pela mão do António Melo Sousa , na primeira metade da década de 90, numa sessão sobre o culto do "Espírito Santo, realizada na então Escola Preparatória de Arrifes e onde participou também o Professor Rui Martins.


Com puderam constatar o culto do "Divino" não se cristalizou nas comunidades de origem açoriana. Ivan Lins apropriou-se desta faceta da tradição açoriana e projectou-a.

(...) Em meados do Século XVII começou a se realizar, por determinação das autoridades de Lisboa, uma bem sucedida experiência de colonização do tipo moderno mediante a fixação de famílias ao solo. Essa imigração em massa visava defender e povoar os atuais estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois a Coroa estava convencida que a melhor maneira de garantir a posse da terra era povoá-la. Assim, imigraram para o Brasil a partir de 1732 milhares de colonos ilhéus oriundos do arquipélago dos Açores.(...)
Para ver mais clique aqui

1 comentário:

Maria disse...

Muito bom!
Soube bem ouvir neste silêncio.

Um beijo.