quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A propósito do texto do Dr. Pedro Gomes "Fingimentos e a Lei de Murphy"

O Dr. Pedro Gomes, ilustre jurista e Deputado do PSD na ALRAA, publicou ontem na sua habitual coluna semanal do AO uma crónica que intitulou: “Fingimentos e a Lei de Murphy”.
Julgo que só o incómodo e a gestão interna das diversas posições do PSD Açores justificam os argumentos com que pretende diminuir a iniciativa que a representação Parlamentar do PCP apresentou na ALRAA e que daqui a instantes vai ser discutida em sede de Comissão Permanente.
Desde logo a confusão entre parecer e pronúncia. Ou seja: a Comissão de Economia deu um parecer em sede de audição, solicitada pela Assembleia da República e o PCP propõe a “Pronúncia por iniciativa própria da ALRAA…”, o que é substancialmente diferente. Aliás leia-se aqui o texto resolutivo que o PCP Açores propõe e compare-se com o texto do parecer da Comissão de Economia que pode ser acedido aqui.
Por outro lado o Dr. Pedro Gomes procura, na sua ânsia de menorizar a iniciativa do PCP, demonstrar a incapacidade das Representações Parlamentares (um só deputado) em cumprir cabalmente todas as solicitações com que são confrontadas. De facto, não é fácil. Um só deputado, ainda por cima amputado de meios humanos e financeiros por via de uma alteração cirúrgica à Orgânica da ALRAA concretizada no início da actual legislatura, proposta pelo PS mas à qual o PSD deu apoio.
Mas, convenhamos, em termos de produtividade, caro Dr. Pedro Gomes, o deputado do PCP tem uma taxa muito mais elevada que os deputado do Grupo Parlamentar do PSD. Grupo que para além de um vasto gabinete de apoio parlamentar é constituído por 18 deputados.
Bem! O texto do Dr. Pedro Gomes merecia uma melhor atenção mas o tempo escasseia e eu tenho de estabelecer prioridades e, claramente esta não é, de todo, uma delas. As minhas preocupações vão para lá do fait-diver da silly season.
Fica o apontamento no meu blogue uma vez que, como é do conhecimento público a minha participação como colunista no AO está vedada pela administração da Açormédia e eu não vou, sequer utilizar a coluna do leitor para responder ao Dr. Pedro Gomes, não por falta de respeito ao ilustre jurista e Deputado mas porque não quero dar esse prazer à Açormédia.

Sem comentários: