segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

viagens

Foto - Aníbal C. Pires





Fragmento de um texto de 2008. Viagem marítima (Corvo/Flores) na lancha "Estrela"







"(...) o dia estava cinzento e, ao que sempre ouvi dizer, naquele profundo canal de águas escuras a vaga parece que nunca mais acaba.
A viagem demorou cerca de 55 mn. O mar não estava mau mas… sentei-me à popa com as duas mãos a procurar a segurança do banco e de um apoio na amurada de estibordo. Nem a água que a quilha da “Estrela” a momentos atirava no ar e vinha cair aos salpicos sobre mim me fizeram levantar, nem desgrudar as mãos do amparo a que me tinha estribado logo no início da viagem.
Ao aproximarmo-nos das Flores a vaga modificou-se pela “abrigada” de terra e aí levantei-me para entrar no Porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, com pose de grande marinheiro. (...)

Sem comentários: