segunda-feira, 16 de julho de 2018

Ler na Livraria - crónicas radiofónicas

Foto by Aníbal C. Pires






Do arquivo das crónicas radiofónicas na 105FM

Hoje fica o texto da crónica emitida a 21 de Abril de 2018 que pode ser ouvida aqui









Foto by Aníbal C. Pires
Ler na livraria – Dia Mundial do Livro

Olá, Não é a primeira vez que converso consigo sobre livros, leituras, autores, leitores, editores e livreiros, nem hoje será, porventura, a última vez que isso acontecerá.
Na próxima segunda-feira, dia 23 de Abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Esta celebração do livro foi instituída em 1995, pela UNESCO. A escolha desta data não foi fruto do acaso. Miguel de Cervantes e William Shakespeare, duas referências da literatura mundial, nasceram neste dia. Diz-se, mas isso é de somenos importância, importante mesmo é celebrar o livro, reconhecer a sua importância e utilidade, assim como incentivar hábitos de leitura.
Vivemos num mundo em que o audiovisual domina, mas nada substitui o prazer da leitura. Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.
Entre o autor e o leitor não há mediadores, eu diria que ler é um dos atos que melhor configura a liberdade individual. Como disse José Marti, “A única forma de sermos livres, é sermos cultos.” Pois então não deixe de lutar pela sua liberdade individual, lendo e cultivando-se.
Podemos ou não gostar, podemos ou não concordar, mas a verdade é que não há interferências entre nós e aquelas palavras, palavras que já foram do autor e que agora são nossas. Ler é viajar pelo nosso imaginário, ainda que o autor nos dê as coordenadas, o percurso que trilhamos é nosso, inteiramente nosso e, quanto mais ler mais prazerosa será a viagem pelas palavras. Garanto-lhe será sempre melhor que a primeira vez. Depois será sempre e cada vez melhor.

Foto by Aníbal C. Pires
Por estes dias várias serão as iniciativas promovidas para comemorar o Dia Mundial do Livro. E nos Açores a data não é esquecida, as Escolas, as Bibliotecas, as Editoras e as Livrarias, cada uma cumprindo o seu papel, celebram o livro e a leitura.
Das inúmeras ações de promoção do livro e da leitura que vão acontecer, um pouco por todo o lado, um pouco por todo o Mundo, refiro a que me está mais próxima e à qual pretendo ir assistir.
É já daqui a pouco, pelas 11h, aqui no rés-do-chão do centro Comercial SolMar. A livraria da Helena e do José Carlos Frias vai dar “voz aos livros”. Se os livros têm voz, mas é claro que sim. São os leitores que lhe vão dar voz, leitores que vão “Ler na Livraria” numa sessão pública de leitura.
Sabe-se quem são os leitores, por acaso, ou não, são-no todos no feminino.  Não se sabe de que livros brotarão as palavras para as vozes de Eleonora Marino Duarte, Leonor Sampaio da Silva e Maria Fernanda Sequeira.
Esta iniciativa, segundo os promotores, será a primeira de outras sessões públicas de leitura que por ali irão acontecer pela mão de um grupo de amigos da livraria, e amantes dos livros. Pois bem venham lá mais sessões públicas de leituras, vamos lá dar “voz aos livros”

Fique bem.
Volto no próximo sábado.

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 21 de Abril de 2018

Sem comentários: