segunda-feira, 5 de abril de 2021

da macaronésia

imagem retirada da internet



fragmento de texto escrito a 13 de março de 2009


(...) As ilhas dos Açores estão inseridas numa região atlântica que pela sua singularidade preservaram um conjunto de exemplares da flora que remontam ao período terciário. Este facto mereceu-lhe a designação Macaronésia. O nome é originário do Grego: "makáron" => feliz, afortunado; e "nesoi" => ilhas, de onde resulta a designação de ilhas Abençoadas ou ilhas Afortunadas.

Quando viajamos pelas ilhas açorianas bem podemos constatar a bênção com que a natureza as dotou. Com exceção das ilhas Canárias, nos arquipélagos da Macaronésia (Açores, Madeira e Cabo Verde) não havia população autóctone . 

A humanização da paisagem, nos quatro arquipélagos, decorrente do uso da terra e da ocupação territorial transformou estas ilhas e acrescentou-lhes um património histórico e cultural diverso, mas singular, que a par do património natural dotam estas ínsulas de características únicas que importa valorizar, enquanto potencial de desenvolvimento integrado, e preservar de modelos atípicos de modernização e uniformidade. Embora a indústria turística na Madeira, nas Canárias e em Cabo Verde se esteja a encarregar da sua descaraterização. Importa que nos Açores se tenha em consideração que a sustentabilidade de um setor, no qual se tem focado a estratégia de desenvolvimento da economia regional, se garante com a manutenção da sua singularidade. (...)  


Sem comentários: