domingo, 11 de abril de 2021

e amam estas ilhas

foto by Aníbal C. Pires



fragmento de texto escrito a 

28 de maio de 2009 e hoje revisitado





(...) A presença de cidadãos de diversas origens geográficas e culturais na nossa Região não é um dado novo. Os Açores, à semelhança do território continental, desde sempre acolheram, e acolhem, cidadãos provenientes do Mundo. A integração destes cidadãos constitui um valioso contributo para a diversidade cultural, para a criação de riqueza e desenvolvimento dos territórios que os recebem. As motivações de quem aqui chega são diversas, como diversos são os motivos que aqui os vão fixando. (…) e amam estas ilhas/num amor feito/de amores-perfeitos (…) *

foto by Aníbal C. Pires
A consciência e o reconhecimento da multiculturalidade da sociedade açoriana contemporânea não constituem uma novidade. A dimensão deste fenómeno é que lhe confere uma importância acrescida. O número de estrangeiros que no limiar do Século XXI residia nos Açores e os muitos que por cá se fixaram, abriram novas oportunidades de desenvolvimento e progresso, mas também a necessidade de passar de uma atitude estática de aceitação e tolerância, associada ao conceito de multiculturalidade, para um patamar dinâmico de promoção da interculturalidade. Assumindo, assim, o pluralismo cultural como um diálogo positivo, entre identidades e culturas em transformação mútua. A promoção da interculturalidade favorece a capacidade de lançar pontes e aprender a viver com os outros num mundo mais tolerante, que é de todos.

foto by Aníbal C. Pires
Na realidade, os açorianos dispersos pelas suas nove ilhas e por todos os continentes, não são um monólito cultural. Muito pelo contrário, a identidade cultural açoriana é composta pela diversidade dos matizes e linguagens que o seu povo adquiriu nas longas viagens da sua diáspora e que acolheu e absorveu dos muitos povos que vieram para as nossas ilhas e aqui se fixaram e miscigenaram. (...)

*Excerto de um poema publicado no livro Esperança Velha e outros poemas

Sem comentários: