foto de Aníbal C. Pires |
fragmento de texto escrito a
16 de março de 2010 e hoje revisitado
(...) As alterações que foram introduzidas tiveram como consequência a descredibilização da Escola e dos agentes educativos e, por conseguinte, desmoronou-se todo o reconhecimento público do seu papel social e educativo.
Confundir a Escola com uma organização que persegue objetivos de produção é um erro que pagaremos caro no nosso processo de desenvolvimento. A Escola é uma instituição e, como qualquer instituição, cumpre uma missão. Não persegue objetivos organizacionais e empresariais.
A verdade é que o analfabetismo funcional é dramático e que o ambiente escolar em nada corresponde ao propagandeado sucesso das políticas educativas.
Os educadores e professores vivem o drama da desconstrução do seu tempo de trabalho e da essência da sua profissão e, como se não bastasse, ainda os crucificam atribuindo-lhes a responsabilidade pela ineficácia do Sistema Educativo e pela degradação da qualidade do Ensino Público. (...)
Sem comentários:
Enviar um comentário