quarta-feira, 23 de março de 2022

Strogonoff e salada russa

imagem retirada da internet

A situação internacional é complexa e vai produzir, a prazo, efeitos que se irão prolongar para lá das assinaturas de paz que, mais tarde ou mais cedo, serão firmadas pelos representantes da Ucrânia e da Rússia, sob a égide de uma qualquer organização mundial, ou não, o que não é relevante, pois, as organizações supranacionais há muito que perderam importância, por omissão, por incumprimento, ou pela dualidade de atuação.  Essencial é que paz retorne, não só a este conflito, mas a todos os que ocorrem pelo mundo. 

Não tenho, sobre a guerra e as questões humanitárias que lhe estão subjacentes, uma opinião seletiva. Todas as vítimas e refugiados de guerra me merecem atenção e solidariedade. A afirmação anterior é, contudo, passível de que venha a ser entendida como uma espécie de apoio encapotado a um dos lados da guerra que assola os ucranianos (há 8 anos). E isto apenas por eu não ter isolado, numa bolha temporal e espacial, a guerra russo-ucraniana e ter referido o facto, indiscutível, de que a guerra na Ucrânia não teve o seu início no dia 24 de fevereiro. O que se iniciou a 24 de fevereiro foi a invasão russa e o alastramento da guerra a territórios ucranianos onde, até então, havia paz. Mas este é um risco que os cidadãos, como eu e muitos outros, corremos por não reproduzir a narrativa desenvolvida pela comunicação social de referência. Um risco assumido e que, como qualquer outro, tem os seus custos, mas nem por isso deixarei, sempre que necessário, de assumir enquanto a minha consciência assim o exigir.

imagem retirada da internet

Quem acriticamente toma um lado, que não seja o da Paz, tem tendência para a diabolização de uns e o endeusamento de outros, mas nesta como nas outras guerras que estão a decorrer, as responsabilidades são partilhadas e, inocentes são apenas os povos que desejam, mais do que tudo, que lhes seja garantido o direito a viver em Paz. Eu, como tenho vindo a referir, aqui e no meu blogue, também tenho um lado, o lado da PAZ e da cooperação entre os povos. Nenhuma guerra tem justificação! Sem dúvida, mas existem causas que as provocam e, quando se fecha a porta às soluções pacíficas escancaram-se para as soluções violentas. Não se aplica apenas à guerra russo-ucraniana, mas à generalidade dos conflitos bélicos.

Em tudo o que escrevo sobre o assunto que domina a atualidade tenho evitado fazer referências às razões, aos timings, à capacidade ou incapacidade militar das partes em conflito e, sobretudo, a adjetivar os responsáveis diretos e indiretos pela guerra, pois, tenho cá para mim que um assunto complexo, como este, vai muito para lá das caraterísticas pessoais dos “líderes”, por essa razão considero que focar a atenção nos perfis dos atuais dirigentes russos, estado-unidenses, da NATO, da União Europeia, ou da China é redutor e simplista, e, por conseguinte, retira objetividade a qualquer análise que se pretenda fazer.

O tema já foi abordado na “Sala de Espera” e hoje, ainda que numa outra dimensão, volto a trazê-lo para convosco refletir sobre ele: a russofobia.

As sanções e a narrativa ocidental, porque há outras e não me refiro à narrativa russa, têm vindo a criar situações absurdas. Como, por exemplo, a tentativa de uma universidade italiana cancelar uma iniciativa sobre Fiódor Dostoievski, escritor russo nascido em 1821. Dostoievski é considerado uma referência da literatura mundial, mas também da filosofia, da psicologia e da teologia. A pergunta é: Qual a ligação de Dostoievski com a invasão russa da Ucrânia? Nenhuma. Então porquê? Por ter nascido na Rússia. Pois, mas não me parece justificável, nem aceitável.

imagem retirada da internet

Os absurdos não se ficam por aqui. As obras dos compositores Tchaikovsky, século XIX, Prokofiev, século XIX e XX, Shostakovich, século XX, foram retiradas da programação de algumas orquestras. O que têm estes três compositores em comum, para além da sua reconhecida qualidade artística!? Nasceram e morreram na Rússia muito antes do atual presidente da Federação Russa ter ascendido ao poder. Mas esta atitude censória e revisionista da história não se fica por aqui. O nome de Yuri Gagarin, (falecido em 1968), o primeiro homem que foi ao espaço, foi censurado no programa do simpósio anual da Space Foundation, que se realiza no próximo mês nos Estados Unidos. Qual a razão? Por ter nascido russo. Mas se estes atos censórios se referem a cidadãos russos já falecidos, muitos outros estão a acontecer a cidadãos russos vivos que, nas artes e no desporto, se têm notabilizado. Estes atos configuram uma clara e irracional atitude discriminatória em relação a estes cidadãos. A emoção é amiga da irracionalidade e tudo o que possa ser, ou parecer russo, está a ser rejeitado. Tudo não, existem alguns produtos de origem russa de que a União Europeia, para já, não abdica e não sanciona.

Para terminar deixo-vos com uma nota que até poderia ter a sua piada se não fosse ridícula. Alguns restaurantes retiraram das suas ementas o famoso “strogonoff”, não sei o que vai acontecer à “salada russa”, mas como medida preventiva talvez seja aconselhável não consumir.

Ponta Delgada, 22 de março de 2022

Aníbal C. Pires, In Diário Insular, 23 de março de 2022


Sem comentários: