quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Registos avulsos

As directas para a eleição do Presidente do PS Açores ditaram o resultado esperado. Carlos César obteve o apoio quase unânime dos eleitores partidários e isso tem merecido legítimas e inúmeras análises, juízos e premonições. Não quero acrescentar nada ao que tem sido dito e escrito até porque nada de novo há a aduzir, apenas direi que o timing da sucessão não era este e, como tal, tudo sucedeu na “Santa Paz do Senhor”, no tempo certo César fará a indicação do seu sucessor e aí sim, será tempo de ajuizar sobre a escolha e a posição que o PS Açores adoptará face à designação que o incontestado líder fará para a sua sucessão. Mais do que as eleições directas, aliás alguns dos mais acérrimos defensores desta metodologia já perceberam que os congressos partidários que sucedem à eleição ficam esvaziados e interesse de conteúdo mas, como dizia, mais do que as directas importa olhar para os projectos políticos e, aí sim o final de Fevereiro pode trazer algumas novidades, até porque o tempo é de profunda crise e de reconhecimento da falência do modelo de desenvolvimento adoptado. A exigência que se colocará no Congresso do PS Açores é a de mudança no rumo do seu projecto político e isso é, certamente, muito mais importante do que a dança das cadeiras nos organismos de direcção da estrutura partidária e do governo.
Para além da questão a que tenho vindo a referir houve, algumas outras que nos últimos dias me prenderam a atenção pelo paradoxo, pela violência e pelo seu simbolismo.
O aparelho de propaganda do governo de José Sócrates afastou Mário Crespo das páginas de um dos diários tidos como uma referência nacional de liberdade de expressão. Sobre isto ocorreram-me de imediato as seguintes palavras de Bertold Brecht escritas a meados da primeira metade do século XX: “Primeiro levaram os negros/Mas não me importei com isso/Eu não era negro/Em seguida levaram alguns operários/Mas não me importei com isso/Eu também não era operário/Depois prenderam os miseráveis/Mas não me importei com isso/Porque eu não sou miserável/Depois agarraram uns desempregados/Mas como tenho meu emprego/Também não me importei/Agora estão me levando/Mas já é tarde/Como eu não me importei com ninguém/Ninguém se importa comigo”. Mário Crespo importou-se com os outros. Importemo-nos com Mário Crespo, importemo-nos com o que nos rodeia antes que nos levem.
A revisão da Lei de Finanças Regionais ao que parece não é mais do que um mote para abrir mais uma “crise” política de vitimização do PS de José Sócrates. Lamento que este instrumento, que permitiu a consolidação das autonomias regionais dotando-as dos meios financeiros e da consequente estabilidade orçamental, esteja a ser uma vez mais utilizado à sombra de conjunturas com as quais se pretendem obter dividendos políticos imediatos.
No ano em que termina a Década Internacional para uma Cultura da Paz e da Não-Violência para as Crianças do Mundo veio a notícia, do devastado Haiti, sobre o rapto e tráfico de crianças perpetrado por cidadãos estado-unidenses, situação que aliás não é nova naquele país. O terramoto do Haiti tem colocado a nu todos os efeitos perversos de uma determinada e florescente economia da desgraça protagonizada por muitas organizações não governamentais que paulatinamente se vão substituindo aos Estados.
Aníbal C. Pires, IN DIÁRIO INSULAR, 03 de Fevereiro de 2010, Angra do Heroísmo

1 comentário:

Maria Margarida Silva disse...

Olá, Aníbal!
Talvez por ser uma pessoa (entre milhares e milhares, felizmente) que abomina a injustiça e a falta de liberdade.
Talvez por admirar, de uma forma incondicional e, por que não dizê-lo idolatrada, Bertold Brecht.
Talvez por imaginar o que é ser perseguido, durante anos e sentir na carne o que é não saber o que o dia de amanhã nos reserva.
Talvez por saber que este Homem lutou com unhas e garras até à sua morte pelos oprimidos.
Talvez por gostar tanto de poesia e teres tocado num dos seus poemas meus preferidos (se é que não serão todos…).
Talvez por tudo isto e mais ainda, não sinto necessidade de tecer qualquer comentário, a não ser deixar um excerto de outro poema de B.B., com uma mensagem de esperança:

Nada É Impossível De Mudar

Desconfiai do mais trivial ,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.

Um abraço.
margarida