quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Solstício

foto by Aníbal C. Pires
Hoje, 21 de Dezembro de 2010, pelas 23h 38mn acontece, no nosso hemisfério, o solstício de Inverno, o que significa que esta será a noite mais longa do ano de 2010. As mitologias hindus, persas e romanas festejavam nesta época a vitória da luz sobre as sombras. Traduzindo livremente o significado mitológico dado ao solstício – vitória do deus Sol sobre as trevas – e, em jeito de comparação com a situação social, económica e política que nos mergulhou na escuridão de um túnel sem luz ao fundo, resta-nos fazer para que aconteça o fim deste ciclo de negrume, abrindo caminho à luz da mudança que alumie o presente e nos conduza pelos caminhos do futuro sonhado.
Devia estar a escrever sobre o Natal e a abrir caminho para no fim desejar, a todos os leitores e a todos os outros que não têm pachorra para me ler, umas Boas Festas. Mas, porque em determinados aspectos sou um conservador, prefiro louvar o Solstício de Inverno e o Sol que dá vida à Terra e a louvar a Terra que nos dá a vida. Saibamos cuidá-la e, sobretudo saibamos cuidar de todos as que a partilham connosco.
E chegado aqui já não estarei muito longe dos votos de Boas Festas que se formulam no Natal cristão, que substituiu o culto a Mitra após a vitória da cristandade, ao tempo do imperador romano Constantino, e do fim do paganismo. Isto porque afinal o que desejamos todos é o equilíbrio com a natureza - um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável – e um Mundo melhor. Um Mundo onde todos os nossos concidadãos independentemente da latitude e longitude onde habitam não sejam privados dos seus direitos e tenham as suas necessidades básica satisfeitas. Só assim será possível continuarmos a caminhada comum para o tal futuro sonhado.
O culto a Mitra ou o Natal estão associados ao Solstício de Inverno e, em boa verdade também com o nascimento de Jesus Cristo se fez luz, não a luz mística que conduz ao reino dos céus, mas a luz que iluminou os oprimidos e lhes deu força para se libertarem do jugo dos senhores.
Um Bom Solstício de Inverno ou se preferirem… Boas Festas!
Horta, 21 de Dezembro de 2010

Aníbal C. Pires, In Diário Insular, 22 de Dezembro de 2010, Angra do Heroísmo

1 comentário:

Maria disse...

Desejo-te que o ano de 2011 seja um ano com FUTURO!!!!

Um beijo.