quarta-feira, 29 de junho de 2011

Despertar a curiosidade

A descredibilização da Organização das Nações Unidas (ONU) tem vindo a acentuar-se ao ritmo a que as suas Resoluções são adulteradas, cumpridas e incumpridas. Os jogos políticos de poder e domínio disputam-se no seio da ONU e, como noutros palcos, os Estados Unidos manipulam, vetam, usam e abusam de uma organização que é (devia) ser a referência para o diálogo, para a paz, para o desenvolvimento e para a cooperação entre os povos.
A agressão à Líbia é o mais recente exemplo da adulteração de uma das suas Resoluções, neste caso do Conselho de Segurança da ONU mas, podemos somar a esta muitas outras e todas, as que são cumpridas, as adulteradas e as incumpridas, com um denominador comum: a vontade imposta pelos Estados Unidos; por outro lado a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN, ou NATO) há muito deixou de ser uma organização de carácter defensivo e assumiu um papel ofensivo para garantir, não a paz mas para que os seus aliados possam continuar a aceder a matérias-primas e reservas energéticas situadas em países, hoje soberanos mas que foram antigas colónias das potências europeias, ou em países onde os dirigentes deixaram de ser meros fantoches ao serviço dos Estados Unidos. O paradigma colonial alterou-se e, digamos que a NATO passou a ser o braço armado desta moderna forma de colonialismo global.
Um outro indicador, este não mudou muito apenas se refinou, relaciona-se com a informação e o seu tratamento. As corporações mediáticas tidas como organismos de comunicação social de referência inundam a opinião pública mundial com informação que divulga a visão unilateral e, por isso parcial, dos acontecimentos mas, por vezes vão ainda mais longe omitindo factos e manipulando a informação construindo as notícias em função de um objectivo preciso.
O desinvestimento na educação ou se preferirmos a aposta na estupidificação da generalidade da população mundial é um importante elemento de domínio dos cidadãos e dos povos que contribui para a facilitação da uniformização do pensamento, dos hábitos, comportamentos e do consumo.
Outro importante factor de instabilidade para as economias é a dependência generalizada do sistema financeiro internacional, há algumas excepções, e, onde as há a permeabilidade à crise é muito menor. Sistema financeiro internacional onde o dólar é moeda de referência mundial mas, cujo valor intrínseco é nulo por não ter sustentação real, ou melhor o valor do dólar reside no facto do petróleo só poder ser transaccionado na moeda estado-unidense. Basta pensar um pouco para perceber o que aconteceria ao dólar se abrissem novas bolsas de venda de petróleo onde a moeda para a transacção fosse, por exemplo, o euro. Seria o colapso da moeda e da economia dos Estados Unidos.
Estes são apenas alguns exemplos que podem explicar grande parte dos conflitos bélicos que deflagraram nas últimas décadas. Hoje trouxe aqui apenas uma abordagem superficial e esquematizada e alguns temas, abordagem que pretende, antes de mais, despertar a curiosidade e quiçá o aprofundamento do conhecimento por parte dos leitores. A ONU, a NATO, a Educação, a Comunicação Social e o Sistema Financeiro ao serviço de quem?
Ponta Delgada, 28 de Junho de 2011

Aníbal C. Pires, In Diário Insular, 29 de Junho de 2011, Angra do Heroísmo 

Sem comentários: