quinta-feira, 14 de julho de 2011

As justificações de Cláudia Cardoso para encerrar 27 escolas


A Secretária Regional da Educação e Formação veio ontem a público dar uma explicação pública sobre o encerramento de 27 escolas na Região.
- Diz, Cláudia Cardoso, que não foi uma medida economicista, diz que foi acordado com os Conselhos Executivos, diz que a opção foi feita no estrito cumprimento da lei e que o superior interesses dos alunos foi determinante para a tomada de decisão, diz ainda que não é aceitável que um docente leccione vários níveis dentro da mesma turma/grupo de alunos e, Cláudia Cardoso, remata com a garantia de que o transporte e alimentação serão assegurados às crianças deslocadas.
Pois bem! Mas as crianças são deslocadas precocemente do meio onde estão inseridas e isso não há refeição nem transporte que compense. Cláudia Cardoso e o governo ainda não perceberam que o encerramento de serviços públicos e o seu afastamento dos cidadãos é um contributo profundamente negativo negativo para a necessária e desejável coesão territorial. Ou será, que Cláudia Cardoso ficou satisfeita quando analisou os números dos censos de 2011!?
E o diálogo com a a comunidade educativa quando é que aconteceu? Ou os pais e encarregados de educação só servem para ocasiões mais favoráveis às decisões do governo?
Quanto a leccionação de várias classes/níveis. Registo esta profunda preocupação da Secretária Regional da Educação e Formação e procurarei a oportunidade para lembrar à D.ra Cláudia Cardoso que essa preocupação se deve estender a todos os ciclos de ensino pois, e não há professor que não enfrente este problema diariamente, as turmas no 2.º e 3.º ciclos são heterogéneas, ou seja, para além de outras questões, são compostas por alunos com ritmos de aprendizagem diferentes, com níveis de conhecimento diferentes, com e sem pré requisitos para o ano de escolaridade que frequentam. Enfim! Oh Senhora Secretária o que tem de diferente um professor do 2.º e 3.º ciclos ter de programar aulas para os diferentes níveis de conhecimento dentro da mesma turma e a justificação que foi apresentada para o encerramento de escolas.
Quanto às medidas de economia apenas lembrar que, em minha opinião, é muito mais caro reeducar do que educar.
Ponta Delgada, 14 de Julho de 2011

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