segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A RDP Açores e a arte de bem (des)informar


A notícia regional de hoje é o acordo celebrado entre a CGTP Açores e o Governo Regional, através da Vice-presidência, que repõe o horário dos trabalhadores da administração pública da Região nas 35h semanais.
Não deixa, contudo, de ser estranho como o assunto tem sido noticiado nos órgãos de comunicação social e depois replicado nas redes sociais.
A RDP Açores na notícia de divulgação do acordo passa, naturalmente, as declarações de Sérgio Ávila onde este dá conta da posição do governo. Até aqui tudo bem. O que já não me parece estranho é o facto dos outros signatários deste acordo, que também prestaram declarações à comunicação social, tenham sido obliterados da notícia da RDP Açores. Mas a “notícia” não ficou por aqui, então não é que a diligente RDP Açores foi ouvir sobre o assunto o dirigente do Sindicato que há mais de um mês anda a prometer, aos trabalhadores da administração pública regional, a assinatura do acordo que reponha as 35h sem o ter ainda concretizado. Não se sabendo ainda se é desta que o vai conseguir pois o mediatismo e a demagogia têm-se sobreposto à eficiência da intervenção sindical, com um claro prejuízo para os seus associados.
Por outro lado nas redes sociais às quais reconheço importância na reposição do objeto da notícia, desta vez vá-se lá saber porquê, para além dos habituais comentários contra os trabalhadores da administração pública insiste em republicar a notícia da RDP e, em alguns casos, vai mais além e publica e republica apenas as declarações do SINTAP/UGT, ou seja, segue a estratégia da RDP Açores.
Estamos, portanto, perante um claro exemplo da arte de bem (des)informar.
Espero que a CGTP Açores tome a iniciativa de clarificar esta situação junto da opinião pública regional e, em particular, dos trabalhadores da administração pública regional.

Sem comentários: