quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O Rafael e a "Viola da Terra"


Ontem estive na apresentação do que julgo ser o primeiro registo escrito para a aprendizagem da “Viola da Terra”. Um livro do Rafael Carvalho que ensina “Viola da Terra” no Conservatório de Ponta Delgada.
O Rafael para além de outros méritos tem apego à freguesia que o viu nascer, tem amor à sua terra. A Sala Nobre da Junta de Freguesia da Ribeira Quente foi pequena para acolher todos quantos quiseram participar o lançamento do livro “Método para Viola da Terra - Iniciação”, da autoria do Rafael e com ilustrações de Luís Cardoso.


A minha relação com a música é a de consumidor, gosto ou não gosto independentemente do género, e pronto. Não conheço uma nota musical e as pautas musicais são-me tão estranhas como os caracteres da escrita chinesa mas, sendo professor de profissão tenho opinião sobre a forma como este livro está concebido e está muito bom, claro está, numa perspetiva didática e pedagógica pois, o avale científico está-lhe conferido por quem tem competência para isso, desde logo o Rafael mas também a Ana Paula Andrade que prefacia este manual de aprendizagem da “Viola da Terra”.



O momento musical que se seguiu à apresentação do livro do Rafael e que juntou, um contra baixo, um violino e uma viola da terra deixou, todos quantos estavam presentes na Junta de Freguesia da Ribeira Quente, encantados. Pelo virtuosismo dos executantes, pelas peças executadas e, não tenho dúvidas, pelas novas abordagens e sonoridades que o Rafael tem imprimido à “Viola da Terra”.

Fotos => Madalena Pires

2 comentários:

Rafael Costa Carvalho disse...

Muito obrigado pela sua atenção e pela sua presença e apoio. Um abraço

Rafael Costa Carvalho disse...

Muito obrigado pela sua atenção, pela sua presença e apoio.
Abraço
Rafael Carvalho