quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SATA - a saga continua


Hoje fui confrontado com o anúncio de que um dos Dash 200 da SATA Air Açores está à venda, mais precisamente o CS-TRB, de seu nome Graciosa.
Não dei conta de nenhum anúncio público feito pela administração ou pelo Governo Regional, também não dei conta de que a comunicação social o tivesse noticiado, julgo até que alguns quadros da SATA serão surpreendidos com este facto.
Mas a verdade é que a SATA vai vender, ou pelo menos tentar, um dos Dash 200.
Porquê, Bem todos sabemos, ou deveríamos saber que a SATA “perdeu” a linha de serviço público Funchal/Porto Santo, também sabemos que esta linha era operada por uma destas aeronaves.
Pode dizer-se que a frota da SATA Air Açores ficou com um avião a mais, ou no chão, como preferirem. 
Quem viaja na SATA Air Açores e dadas as características da sua operação facilmente conclui que a aeronave a mais, se é que há aeronaves a mais, é um Dash 400. Só razões que a razão desconhece podem justificar esta opção da administração e do Governo Regional, eu por mim diria que tem a ver com o financiamento para a aquisição da frota dos Dash 400, mas isso leva-nos para uma outra discussão que, de momento, não é tão relevante assim.
Relevante é o facto de a administração da SATA e o Governo Regional nada dizerem sobre a estratégia para o Grupo SATA, a venda do avião Graciosa, não é um mero ato de gestão. Relevante é o facto de, ao invés de se procurar mercado para os Dash 400, e há mercado para a operação aérea destas aeronaves, se tenha decidido pela venda de um Dash 200.
A SATA Internacional e mesmo a SATA Air Açores estão a ser alvo de um processo de desmantelamento, só isso pode justificar um conjunto de decisões e eventos que há cerca de um ano a esta parte têm vindo a acontecer com o Grupo SATA.
Recentemente publiquei alguns textos (aquiaqui e aqui) que dão conta de algumas preocupações sobre a questão dos transportes aéreos e que afetam diretamente a SATA.
É tempo do acionista, o Povo açoriano, começar a questionar o Governo Regional sobre o futuro do Grupo SATA, é tempo dos trabalhadores do Grupo SATA se começarem a preocupar com o seu futuro.

3 comentários:

Unknown disse...

Porque sera que nao me espanta , que isso aconteça. o dinheiro do povo açoriano nao vale nada, mas entretanto agora serve para isso

Unknown disse...

Não deve ser para vender, caso o CS-TRC tenha uma avaria a SATA tem que ter outro avião para voar para a Ilha do Corvo e só o CS-TRB o pode fazer. Não se pode esquecer as obrigações de serviço público...

Unknown disse...

A SATA tem que ter mais que 1 avião que possa voar para o Corvo... se ficarem só com 1 e caso o que faz a rota avarie como podem cumprir as obrigações de serviço público?