quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Comandante Francisco Afonso – Voar nas asas do sonho


Não tenho memória se cheguei a viajar na SATA Air Açores com o Comandante Francisco Afonso aos comandos da aeronave, mas sempre ouvi o seu nome como uma referência enquanto piloto e personalidade e, como eu a generalidade dos açorianos de todas as ilhas. Podíamos até nunca ter voado com ele, podíamos até não o conhecer pessoalmente, mas habituámo-nos a respeitar e admirar aquele Comandante da SATA.

Foto by Madalena Pires (Furnas, S. Miguel)
Só o conheci e cultivei com ele um relacionamento de amizade já depois da sua aposentação. Cheguei ao seu conhecimento por via da Ana Rita, filha do Comandante Afonso, de quem sou colega de profissão e amigo de longa data. Privar com o Comandante Francisco Afonso é um privilégio, conversar com ele um prazer.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada prestou-lhe uma justa homenagem, a Região um justo reconhecimento com a atribuição de uma insígnia honorífica, agora é chegada a hora dos seus pares lhe reconhecerem a brilhante carreira.
Tinha sido anunciado em 2015 pela Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA), e vai concretizar-se no dia 7 pf a entrega, ao Comandante Francisco Afonso, do Prémio “Carlos Bleck” na gala de 2017 promovida pela APPLA e que este ano se realiza a dois momentos. Em Ponta Delgada, no dia 7 de Outubro e, no dia 28 de Outubro em Ponte de Sor.
Com a atribuição do Prémio “Carlos Bleck” é lançado o livro “Voando… a unir o que o mar separa”, de Ermelindo Peixoto, que para além de descrever o percurso de Francisco Afonso na aviação militar e comercial constitui, também, um importante contributo para a história da aviação em Portugal e, em particular, da Região Autónoma dos Açores. Grande parte do percurso profissional do Comandante Francisco Afonso foi feito ao serviço da SATA e, por vezes a história deste piloto confunde-se com a própria história da transportadora aérea regional. “Voando… a unir o que o mar separa” é, também, uma parte da história da SATA.

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 05 de Outubro de 2017

Sem comentários: