quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

do dia de amigas



Como a amizade se estabelece entre pessoas e não é exclusiva de um género (nem melhor nem pior) deixo-vos um poema que está publicado no livro “Mulher Coração da Liberdade”, da Editora Letras Lavadas.




mulher poema

solta as amarras
abandona os medos 
caminha com a utopia
luta e agarra o sonho
não te sujeites
sê igual
sê mulher

em ti tudo principia
tudo se consuma
és igual e diferente
és força
és alimento da existência
és vida e sonho de liberdade
és mulher

Aníbal C. Pires, 11 de fevereiro de 2021

Hoje celebra-se o “dia de amigas”. A "quinta-feira de amigas" não sendo uma tradição exclusiva dos Açores é, contudo, por estas ilhas do Atlântico Norte que esta celebração da amizade mantém bem viva as comemorações que antecedem o Carnaval e que têm o seu início com a "quinta-feira" de amigos", na semana que antecede o "dia de amigas" e continua com o "dia dos compadres" e o "dia das comadres".

É na ilha de Santa Maria, do que conheço, onde o espírito carnavalesco está mais presente neste “dia de amigas”. Os homens travestidos “invadem” as festas, dançam e cantam para as mulheres numa animada folia já com os contornos das alegres diversões carnavalescas que, manifestando-se um pouco por todo o Mundo, nos Açores assumem caraterísticas muito próprias e diversas, como diferentes são as nossas ilhas.  

As quatro quintas-feiras que antecedem o Carnaval são motivo para celebração, é assim como uma espécie de aquecimento para as grandes folias do Entrudo.

Ponta Delgada, 10 de fevereiro de 2022


Sem comentários: