sábado, 26 de fevereiro de 2022

do lado da paz

A Rússia decidiu fazer o que os Estados Unidos e A União Europeia tanto desejavam. Não sei se estavam esgotadas, ou não, todas as possibilidades de resolver a questão por via diplomática. Quando a diplomacia falha o desfecho da conflitualidade de interesses adornada pela propaganda só podia ser este. Não sei quem fechou as portas à solução diplomática, mas houve mais que tempo e instrumentos, como o acordo de Minsk setembro de 2014, para que tivessem sido postos em prática pelos signatários e garantidos pela OSCE, pois o acordo foi desenhado sob os seus auspícios.

Quando as portas se fecham à solução pacífica, abrem-se para a violência. A intervenção militar da Rússia pretende resolver, por via da guerra, algumas questões que deviam ter sido resolvidas por via diplomática. E não há inocentes neste processo que se arrasta no tempo.

Há demasiada NATO á volta da Rússia (como muito bem disse um treinador de futebol português), os Estados Unidos querem aumentar a sua área de influência, mas também as exportações de gás liquefeito, mas querem sobretudo fragilizar a economia russa, nada melhor que uma guerra para o conseguir. Por outro lado, a União Europeia tem o papel que costuma ter, neste como em outros conflitos, ajusta-se às posições dos Estados Unidos e, quase sempre sai prejudicada por isso. A certificação do Nord Stream II que reduzia os custos do gás que a Rússia fornece a 13 países europeus foi suspensa unilateralmente pela Alemanha, no âmbito das sanções à Rússia. O prejuízo será dos cidadãos que beneficiariam do gás mais barato.

A situação que se vive hoje na Ucrânia é indissociável dos acontecimentos de 2013 e 2014 (o chamadao Euromaidan) e tudo o que se seguiu ao longo dos últimos 8 anos. Não vou tecer considerações sobre as barbaridades cometidas contra cidadãos ucranianos pelos movimentos nacionalistas e neonazis, como seja, o assassinato de 42 cidadãos em Odessa, mas não posso deixar de referir o incumprimento, pelo governo ucraniano, do acordo de Minsk (setembro de 2014) e os seus efeitos sobre as populações ucranianas da região do Donbass. A guerra na Ucrânia teve o seu início há oito anos, mas só agora alguns se deram conta.

Não deixa de ser algo hipócrita que os cidadãos que hoje se manifestam horrorizados e apelam à paz, tenham ignorado as vítimas do golpe de estado de 2014, na Ucrânia, apoiado pelos Estados Unidos e pela União Europeia, e a guerra civil que dura há 8 anos na região do Donbass. Mas não só, não vejo os mesmos cidadãos que agora rasgam as vestes e hasteiam bandeiras nos seus murais das redes sociais condenarem outras guerras, do passado recente e do presente. A intervenção na Yoguslávia, na Líbia, no Iraque, na Síria, ou a invasão de Israel ao território palestiniano, a guerra no Yemen e as intervenções na Somália. A estes poderiam somar-se muitos outros conflitos que foram acontecendo e aos quais a resposta cidadã foi de passividade e, em alguns casos, até de apoio. Validando assim a política bélica que é promovida pelos Estados Unidos e pela NATO, com a cumplicidade e apoio político da União Europeia.

Antes de continuar tenho de fazer, assim como, uma declaração de intenções: a minha simpatia pelo presidente da Rússia é igual à que nutro pelo Presidente dos Estados Unidos ou à simpatia que tenho pela presidente da Comissão Europeia, nenhuma. Isto é numa escala de 0 a 10, a minha simpatia em relação a estas três personalidades é 0 (zero). Trata-se de capitalismo puro e duro e, como sabem, capitalismo eu combato.

A intervenção militar despoletou de imediato o reforço das sanções, pelos Estados Unidos e pela União Europeia, à Federação Russa. Como em situações similares serão os povos, desde logo, do país destinatário, mas também dos países que as promovem, as grandes vítimas destas medidas. Se os conflitos bélicos são condenáveis, também as guerras que os antecedem devem merecer a nossa condenação. O povo russo e o povo ucraniano serão as principais vítimas de interesses que não atendem à condição humana, consideram apenas a satisfação do lucro a qualquer preço.

Após escassas horas começa a vislumbrar-se a vontade dos principais intervenientes chegarem a entendimento. O presidente ucraniano manifestou abertura para dialogar e garantir a neutralidade do seu país, por outro lado o presidente russo já respondeu dizendo que está disponível para dialogar, ao mais alto nível, com o governo ucraniano.

Um bom sinal para todos os amantes da paz, mas sobretudo para o povo russo e ucraniano, resta saber como vão reagir os Estados Unidos e a União Europeia que, em relação a este conflito, têm sido tudo menos neutrais. O presidente Zelensky já percebeu que a Ucrânia, para os Estados Unidos e para a União Europeia, não passa de um peão descartável neste tabuleiro de xadrez jogado entre os Estados Unidos e a Federação Russa, jogo em que a União Europeia toma parte ao lado dos Estados Unidos. É o capital a deixar cair a máscara e a mostrar a sua face inumana.

A minha condenação estende-se a todos os intervenientes neste processo. Mas eu estou, como sempre estive, de um lado. O lado da PAZ.

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 25 de fevereiro de 2022


Sem comentários: